Cerca de 200 pessoas, entre associados do Sindmóveis e interessados nos assuntos abordados participaram, nesta terça-feira (10), da quarta edição do Meeting Móveis ? Encontro Profissional Moveleiro, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves - Sindmóveis, com apoio do Sebrae e da Gráfica Bento. Os temas discutidos, bem como o conteúdo apresentado pelos palestrantes Alexandre Freire e Luciano Deós foram os responsáveis pelo sucesso do evento, que iniciou com o pronunciamento do presidente do Sindmóveis, Henrique José Bertolini, destacando a importância do encontro. ?Queremos contribuir para alcançar um dos maiores objetivos de nossa entidade, que representa o setor moveleiro de Bento Gonçalves: a aproximação dos associados com a entidade, proporcionando conhecimento na busca do crescimento?, ressaltou. Convivendo com as mudanças O empresário Alexandre Freire falou sobre o tema ?Reinventando sua empresa ? Fuja da Commoditização de seus produtos?. De acordo com o palestrante, o paradigma cega qualquer pessoa. ?Para inovar tem que mudar, mas as mudanças são coisas com as quais não estamos muito acostumados. Aliás, nós não gostamos de mudanças?, ressaltou. Freire tomou como base de sua palestra as eras analógica e digital, mostrando as diferenças existentes e a grande resistência por parte das empresas em aceitar os avanços tecnológicos e reinventar. ?O consumidor percebeu que os produtos são todos iguais, então ele quer preço. Estamos convivendo com uma geração extremamente exigente, multidisciplinar?. Importância da marca ?Produtos são feitos em fábricas. Marcas são feitas e existem apenas na cabeça do consumidor?. Foi com esta frase que o arquiteto e designer Luciano Deós iniciou sua palestra no quarto Meeting Móveis. ?Eu poderia colocar esta frase aqui e dizer que a palestra está encerrada, pois ela já diz tudo?, destacou Deós. De acordo com ele, a compra é um ato de identificação não só com o produto, mas também com a marca. ?Marca hoje significa status e pessoas são suas porta-vozes. O momento atual não tem fronteira, a não ser pelo poder aquisitivo do consumidor. As empresas têm que começar a olhar para si, para sua identidade, seus profundos valores e sua proposta?, afirmou o palestrante que complementou: ?Qualquer tipo de ação isolada não faz sentido, não tem valor, pois marca atualmente é um processo integrado?. No decorrer da palestra, Deós deixou um recado aos empresários: ?Não existem empresas nem marcas admiradas na rua, pelos consumidores, se não forem antes admiradas dentro de casa, pelos funcionários. Portanto, dê a seus funcionários todas as condições para admirarem e disseminarem o seu nome positivamente, influenciando o mercado lá fora?. O IV Meeting Sindmóveis ? Encontro Profissional Moveleiro, foi considerado um sucesso, superando as expectativas dos organizadores e proporcionando importantes discussões aos participantes. De acordo com pesquisa de satisfação realizada pela entidade, 79% dos presentes responderam que as expectativas foram atendidas plenamente.

Publicado em: 2008-06-11