Passada a crise econômica, os fabricantes nacionais buscam alternativas para reverter a queda ocorrida nas exportações brasileiras de móveis nos últimos dois anos. Só em 2009, a redução foi de 28,5% em comparação ao ano anterior. As vendas externas do setor totalizaram US$ 706,9 milhões. Um dos grandes percalços para a indústria moveleira nacional foi a retração econômica dos Estados Unidos, até então o principal destino dos móveis brasileiros (13% do total das vendas externas do setor moveleiro).Os americanos reduziram em 40,8% a compra do móvel brasileiro no ano passado. Medidas como a busca de novos mercado contribuiu para uma mudança no panorama, é o que apontam dados de janeiro de 2010, período em que foi registrado um pequeno mas já significativo aumento das exportações em comparação com janeiro de 2009. É neste momento de boas expectativas que acontece o Projeto Comprador Internacional, uma das grandes apostas da próxima edição da Movelsul Brasil 2010, que ocorre entre 22 e 26 de março, em Bento Gonçalves. A ideia é simples: aproximar quem quer vender de quem quer comprar. Durante dois dias, serão realizadas reuniões entre importadores e cerca de 90 empresas moveleiras nacionais, agendadas após uma criteriosa seleção de negócios e interesses afins. Vinte importadores de 16 países - entre eles México, Colômbia, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Chile e Angola - buscam no Brasil contatos que possam se converter em parcerias a curto ou médio prazo e com potencial de expansão. Nos dias 23 e 24 serão realizadas na Movelsul 400 rodadas de negócios, de 30 minutos cada uma, com perspectivas de negócios superiores a US$ 15 milhões. As empresas selecionadas foram convidadas pelo Sindmóveis, entidade realizadora da Movelsul, para participar de um workshop preparatório, com dicas de preparação, comunicação, argumentação e negociação. “Com a elevação dos custos na Ásia, o Brasil está em um ótimo posicionamento para tornar-se um importante player do mercado mobiliário. Queremos encontrar empresas no país, adequadas ao nosso estilo de produtos, com as quais possamos ter um relacionamento de longo prazo”, afirma Simon Bonham, da Flexiload, da Inglaterra. Para o Diretor Internacional da Movelsul, Cesar Nepomuceno, o Projeto Comprador atrai importadores que nunca vieram ou que buscam novos fornecedores no Brasil e oportuniza às fábricas de pequeno e médio porte um primeiro contato com a exportação. “A imagem de nosso país no cenário internacional é muito boa, todos veem o Brasil como líder na América Latina, o que favorece a possibilidade de novos negócios”, garante Nepomuceno.

Publicado em: 2010-03-19