O Salão Design participou da XXII Conferencia Latino-americana de Universidades de Arquitetura e Design (XXIV CLEFA), que ocorreu de 05 a 09 de novembro na Guatemala. O Salão teve um espaço de uma hora, onde foram apresentados os dois concursos e as duas feiras: Movelsul Brasil e Casa Brasil. De acordo com a coordenadora do Salão Design, Cica de Freitas, a participação no evento foi muito positiva. ?Tivemos a oportunidade de divulgar o Salão Design em um novo país, pois a Guatemala nunca participou do concurso. Também fizemos novos contatos e abrimos novas parcerias de promoção do concurso?, explicou Cica. Durante a XXIV CLEFA foi realizada ainda a reunião da Associação Latino-americana de Desenho (Aladi) com a participação de representantes do Brasil (Salão Design), Argentina, Uruguai, Costa Rica, Nicarágua, Colômbia, México e Equador. Na ocasião a Aladi divulgou convênio com a União de Escolas e Faculdades de Arquitetura Latino-americanas (Udefal), para estender a base de promoção do design latino-americano. Em novembro de 2008, a Aladi estará participando da Semana de Design em Xanguai, onde será montada uma exposição do design latino-americano. Segundo Cica de Freitas, está sendo estudada a possibilidade da mostra ser apresentada também na Casa Brasil 2009. Nesta semana, de 21 a 23 de novembro, será realizada a primeira etapa de julgamento do Salão Design no Dall´Onder Grande Hotel. A equipe do Salão fará uma reunião com o presidente da Aladi e também jurado do concurso, Paolo Bergomi para tratar sobre a integração como membro da Aladi, além de oficializar o Salão Design como representante da entidade no Brasil. O Salão Design é promovido pelo Sindmóveis e é considerado o maior prêmio de design de móveis da América Latina.

Publicado em: 2007-11-21