Fornecedoras do setor moveleiro querem aumentar  negócios  no mercado externo   Sete empresas produtoras de insumos, acessórios e tecnologias para o setor moveleiro ingressaram no projeto Orchestra Brasil – programa de incentivo às exportações do Sindmóveis em parceria com a Apex-Brasil – neste ano: Adami (fabricante de componentes), Base Componentes (fabricante de acessórios), Lamiecco (fabricante de acabamentos), Maquinapack (fabricante de tecnologias), Neo Componente (fabricante de acessórios), Inmes (fabricante de tecnologias) e Soprano (fabricante de acessórios). Com isso, o número de integrantes do projeto de incentivo às exportações de fornecedores da indústria do mobiliário já chega a 89 – 65 empresas e 24 designers, que passaram a integrar a iniciativa neste ano. Com a adesão ao Orchestra, a Soprano Eletrometalúrgica e Hidráulica, com sede em Farroupilha, pretende fortalecer sua presença no exterior através da participação em feiras. O coordenador de Exportação da divisão de Construção Civil, Anderson Onzi, explica que a fabricante já está presente em países da América Latina e Europa, mas apenas esporadicamente participava de feiras e eventos. O fortalecimento em mercados africanos é um dos focos da empresa, que tem como carro-chefe nas exportações as fechaduras e dobradiças para instalação completa de portas. “Teremos a oportunidade de abrir novos mercados e fortalecer a marca onde já estamos. Hoje, o volume exportado fica em torno de 5% da produção, mas gostaríamos de alcançar entre 10% e 15% nos próximos dois anos”, projeta. O projeto Orchestra Brasil – uma parceria entre Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) e Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações e Investimentos) data de  2003 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Ainda em 2012, o projeto terá participação nas feiras ForMóbile, Tecnomueble (Guadalajara), IWF (Atlanta), Expo Ferretera (Guadalajara), Intermob Istambul, Fenafor Peru (Lima), Roadshow Mercosul, Design Miami e no Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami.

Publicado em: 2012-07-19