O design e o artesanato vão além dos estandes na Casa Brasil 2013. As arquitetas e integrantes da curadoria da feira, Tina e Lui, vão ambientar a área dos projetos especiais e o pavilhão de entrada da feira com árvores feitas em tecidos, em parceria com o designer e tecelão Renato Imbroisi e Fleury & Layus Arquitetura, de São Paulo.

                São mais de 20 peças, de 4 a 8 metros, criadas especialmente para o evento, compostas por fios de algodão e fibras vegetais. Os tecidos são produzidos por comunidades de Minas Gerais, a partir de técnicas tradicionais de tecelagem. Assim como o produto inicial, o processo de criação das árvores é totalmente manual. Para a Casa Brasil, serão utilizados oito modelos de tramas e texturas.

                A mesma proposta esteve em exposição no Parque Ibirapuera, na mostra Ibirá – Flora, Fauna, Gente, com curadoria de Renato Imbroisi. Ao lado de Tina e Lui, Imbroisi também vem realizando trabalho semelhante de resgate da cultura com artesãs de Bento Gonçalves. As peças serão apresentadas com exclusividade na Casa Brasil, que acontece entre os dias 13 e 16 de agosto, em Bento Gonçalves.

Fontes:

Publicado em: 2013-08-05

Leia também: