Peças que agregam artesanato e design incluem projeto de resgate de técnicas tipicamente italianas
 
 
Pelas mãos de 30 artesãos de Bento Gonçalves e sob a cuidadosa orientação das arquitetas Tina e Lui e do designer carioca Renato Imbroisi, técnicas artesanais da Serra Gaúcha ganharam novo propósito, transformando-se numa delicada coleção de objetos decorativos relacionados à enogastronomia. O projeto Cantina Benta, parceria entre Sindmóveis, Secretaria de Turismo e Emater, é uma das mostras especiais da Casa Brasil 2013, maior feira de móveis e decoração de alto padrão da América Latina, realizada de 13 a 16 de agosto, em Bento Gonçalves (RS). 
Para chegar a um conjunto de aproximadamente 100 peças exclusivas em bordado, biscuit, cestaria, crochê, macramê e pintura, foram realizadas inúmeras oficinas de integração com os artesãos, pesquisa e maturação de ideias ao longo de um ano. O lançamento da coleção foi no primeiro dia da feira, com a presença de todas as artesãs participantes; o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; o secretário de Turismo, Gilberto Durante; e a diretoria da Casa Brasil. Durante toda a feira, os produtos serão comercializados no estande Histórias na Garagem, localizado ao lado do projeto. 
A viagem pela história da imigração italiana começa na ambientação da mostra, idealizada pelas arquitetas Tina e Lui. Impressas em painéis de dois metros, as imagens dos artesãos com suas criações transmitem o espírito alegre do projeto. A ideia é que a ação tenha continuidade, agregando valor aos produtos que representam a cidade nos principais pontos turísticos. “Sem a vontade, o carinho, a força e dedicação das artesãs, certamente esse trabalho não seria possível”, elogia Renato Imbroisi, um dos coordenadores do projeto.
A promoção de projetos envolvendo a comunidade de Bento Gonçalves é tradição da Casa Brasil e ocorre desde a primeira edição da feira, como forma de integrar os moradores no clima do evento e transmitir sua relevância para a economia local. Na edição de 2011, o hall da feira foi ambientado por uma instalação de garrafas pet idealizada pelos Irmãos Campana e executada por comunidades carentes. “A Casa Brasil tem um compromisso com a comunidade que nos acolhe. Por isso, a cada edição, procuramos deixar algo em troca para essa cidade bordada de parreirais que dá especial significado à Casa Brasil”, ressalta a presidente da feira, Cátia Scarton. 

Fontes:

Publicado em: 2013-08-14

Leia também: