Grupo conta com três veteranos e dois estreantes: a arquiteta mineira Isabela Vecci e o designer londrino Peter Marigold
 
O Salão Design Movelsul Brasil 2014 já tem formada sua comissão julgadora. São cinco profissionais da arquitetura e design que emprestarão seus conhecimentos a serviço do prêmio, realizado há 25 anos pelo Sindmóveis. Três dos jurados já participaram de edições anteriores: a arquiteta gaúcha Ilse Lang e os designers Ivens Fontoura e Pedro Moog. A arquiteta Isabela Vecci e o designer londrino Peter Marigold são estreantes no Salão Design.
Com inscrições abertas até 3 de novembro, o Salão Design será avaliado pela comissão julgadora em duas etapas. Na primeira, os jurados avaliam projetos gráficos e os selecionados para a segunda etapa devem enviar para apreciação os produtos ou protótipos em tamanho real. Os critérios de avaliação incluem a fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado, além de forma e função, grau de inovação, qualidade e segurança e impacto ambiental. 
Nessa 18ª edição, o Salão Design distribuirá R$ 175 mil em prêmios nas modalidades estudante, profissional e indústria. Com o slogan “É preciso democratizar o design”, a premiação estimula a criação de produtos em sete categorias: Móveis para Dormitório; Móveis para Sala de Estar e Jantar; Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro; Móveis para Área Externa; Móveis para Escritório e Home-Office (incluindo mobiliário para espaços comerciais e públicos); Acessórios Domésticos; e Iluminação. A divulgação dos vencedores ocorre em fevereiro de 2014 e todos os produtos selecionados para a segunda etapa de julgamento serão expostos durante a Movelsul 2014, de 24 a 28 de março. Inscrições e download do regulamento: www.salaodesign.com.br.
 
Conheça os jurados:
 
Ilse Lang (Rio Grande do Sul) – Arquiteta e fundadora da Faro Design, de Porto Alegre. Participou de inúmeras exposições nacionais e internacionais de design brasileiro e também já foi contemplada nos prêmios Salão Design Casa Brasil e Movelsul Brasil, If Design, Idea Brazil e prêmio Arc Design. Integrou a comissão julgadora do Salão Design Casa Brasil 2013. 
 
Isabela Vecci (Minas Gerais) – Arquiteta graduada pelas Faculdades Metodistas Izabela Hendrix. Atua no mercado de arquitetura nas áreas de arquitetura de interiores comercial, residencial e corporativa, e também nos campos da museografia, cenografia e do design. Entre seus principais projetos, executou a museografia para o Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes; desenhou uma coleção de móveis para a Líder Interiores; e executou o projeto para padrão das lojas do Clube Atlético Mineiro. 
 
Ivens Fontoura (Paraná) – Graduado em Artes e licenciado em Desenho. Mestre em Design Industrial (UNAM, México) e Educação (UFPR). Criou e coordenou as três primeiras edições da Bienal Brasileira de Design e dirigiu o Memorial Brasileiro do Design. Presidiu a Associação Nacional de Designers e a Asociacón Latinoamericana de Diseño.  Criou e coordenou o primeiro Curso de Especialização em Design de Móveis do Brasil, na Universidade Norte do Paraná. Integrou a comissão julgadora do Salão Design por 12 edições. Atualmente, preside a Associação Brasileira de Críticos de Design.
 
Pedro Moog (Rio de Janeiro) – Designer autodidata com formação acadêmica em Administração de Empresas. Atua no campo de design desde 1997 com a empresa Moog Studio e, a partir de 2005, une-se ao sócio Leonardo Lattavo para fundar a Lattoog Design, que desenvolve mobiliário contemporâneo. Atua nos campos de arquitetura, design e artes plásticas. 

Peter Marigold (Londres, Inglaterra) – Formado em Design de Produtos no Royal College of Art, de Londres, dedica-se quase exclusivamente à criação de mobiliário. No final dos anos 1990, viveu durante um ano no Rio de Janeiro. Em 2009, recebeu um dos quatro prêmios 'Designer do futuro' na Design Miami, seguido por uma instalação significativa no Art Basel. Realizou mostras com Murray Moss em Nova York, na Design Miami e no 21_21 Design Sight em Tóquio.

Fontes:

Publicado em: 2013-09-16

Leia também: