Encontros realizados nos principais polos moveleiros do país fazem parte do Plano Brasil Maior
 
Bento Gonçalves será sede da terceira etapa do Roadshow de Competitividade e Inovação para a Indústria de Mobiliário, que vem sendo realizado ao longo do ano pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) nos principais polos moveleiros do país. O Projeto Orchestra Brasil, parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Apex-Brasil para exportação de fornecedores da cadeia moveleira e serviço de design, será uma das ações apresentadas. 
Ação integrante do Plano Brasil Maior, o encontro, que já foi realizado também em Chapecó (SC) e Mirassol (SP), objetiva a apresentação de projetos de fomento às exportações e troca de experiências entre empresas exportadoras. São apresentados programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis e do Plano Brasil Maior. Entre os temas principais está competitividade, inovação e qualificação das empresas da cadeia moveleira. 
Com desempenho geral positivo em todos os meses do ano, as exportações das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil cresceram 18,6% de janeiro a agosto de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho é especialmente positivo quando considerado o contexto de redução das exportações nacionais em 1,3% na mesma comparação, além do saldo comercial brasileiro deficitário no ano. O desempenho foi obtido graças ao crescimento registrado em mercados relevantes para as empresas participantes do projeto, como Estados Unidos, Chile, Paraguai, Peru e Equador – todos com incremento superior a 20% no período. 
O Roadshow é promovido pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e do Sindmóveis, e faz parte do programa Brasil Maior, do governo federal. A terceira etapa será realizada no dia 8 de outubro, a partir das 13h30min, no auditório do Senai/Cetemo (rua Presidente Costa e Silva, 571). 
 
SERVIÇO
 
O que: Roadshow de Competitividade e Inovação
Quando: 8 de outubro, a partir das 13h30min
Onde: Senai/Cetemo - Bento Gonçalves
Como: gratuitamente até o dia 7 de outubro
Informações pelo e-mail: info@orchestrabrasil.com.br
 

Fontes:

Publicado em: 2013-09-25

Leia também: