Maior feira de móveis e complementos da América Latina ocorre na próxima semana
 
Entre os dias 24 e 28 de março, expositores de todo o país se reunirão em Bento Gonçalves (RS) para apresentar novidades do setor moveleiro voltadas à nova classe média brasileira. Principal feira de móveis e complementos da América Latina, a Movelsul Brasil 2014, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), espera receber mais de 38 mil visitantes. Em sua 19ª edição, a expectativa é gerar U$S 300 milhões em negócios.
Segundo o presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, o evento cumpre papel de vitrine para os lançamentos da indústria moveleira, sendo também uma das fontes de sustento das atividades do Sindmóveis. Além disso, a feira movimenta a economia do município. Segundo dados do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), a ocupação dos hotéis em Bento Gonçalves e algumas cidades da região no período da Movelsul chega a 90%, aproximando-se das taxas verificadas na alta temporada turística. “Esses números são muito impactantes para a economia local, pois fortalecem a rede hoteleira e de alimentação em épocas do ano onde essa movimentação não seria expressiva. E não se trata somente dos visitantes. Existem centenas de pessoas ligadas à montagem, empresas expositoras e prestadoras de serviços que permanecem em Bento Gonçalves nos dias que antecedem e sucedem o evento, aumentando as demandas locais por aproximadamente um mês”.
 
Projetos da feira
Como já é tradição, a feira receberá mais uma edição do Projeto Comprador. A iniciativa do Sindmóveis, em parceria com a Apex-Brasil, é realizada desde 2000, estando em sua oitava edição. Os países presentes neste ano são: África do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Curaçao, Espanha, Equador, Estados Unidos, Gana, Ilha de São Martin, Marrocos, México, Panamá, Paraguai, Peru e Reino Unido. São 112 empresas exportadoras inscritas para as rodadas de negócios, que ocorrem nos dois primeiros dias da feira. Na edição de 2012, mais de 600 encontros foram promovidos com representantes de 18 nacionalidades, resultando em U$S 35 milhões em negócios.
Vinculado a Movelsul Brasil, o Salão Design, prêmio realizado desde 1988 pelo Sindmóveis, busca integrar criatividade e inovação tecnológica a móveis e acessórios, democratizando o design de produtos. O concurso distribuirá R$ 175 mil em prêmios nas modalidades estudante, profissional e indústria.
Uma iniciativa que iniciou na última edição da Movelsul e que permanece em 2014 é a segmentação dos espaços do Parque de Eventos. Segundo pesquisa feita pelo Sindmóveis, as visitas dos lojistas, importadores, representantes comerciais, estudantes, arquitetos e designers foram otimizadas entre 20% e 30%, aumentando assim as possibilidades de negócios. 
Em 2014, os pavilhões A, B, C e D receberão os fabricantes de móveis para escritório, cozinhas, dormitórios, áreas de serviço, banho, jardim e complementos. O pavilhão E será destinado aos estofados, colchões, copas, sala de jantar e estar e complementos, assim como o pavilhão F, que ainda terá representantes de eletros e tapetes. 
Na última edição, em 2012, mais de 38 mil visitantes conheceram os lançamentos apresentados por 327 expositores.
 
 

Fontes:

Publicado em: 2014-03-19

Leia também: