Serão realizadas 600 rodadas de negócios entre 30 estrangeiros e 112 empresas exportadoras
 
A Movelsul Brasil 2014 iniciou nesta segunda-feira, 24, movimentada por importadores de 20 países em busca de bons negócios com os expositores da feira. É o Projeto Comprador, realizado desde 2000 pelo Sindmóveis com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do Projeto Brazilian Furniture de estímulo às exportações dos móveis brasileiros. Na manhã de segunda, os 30 estrangeiros convidados receberam suas agendas para as rodadas de negócios, que ocorrem nos estandes das empresas expositoras.
Com a estratégia de diversificar o destino dos móveis brasileiros, o Sindmóveis traz para a Movelsul Brasil, pela primeira vez, importadores de Curaçao, nos Países Baixos, e Ilha de São Martin, próximo ao Caribe e Porto Rico. Reino Unido, Panamá, Chile, Colômbia, maiores compradores da última edição, em 2012, também estão confirmados. Além destes, terão representantes na Movelsul compradores da África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Equador, Estados Unidos, França, Inglaterra, Marrocos, México, Panamá, Paraguai, Peru e Reino Unido, Suriname e Uruguai. 
O importador Raul Endara, do Panamá, foi um dos cinco com mais negócios fechados em 2012 e, por isso, voltou à feira a convite da Movelsul. Ele cita que o Brasil tem atraído cada vez mais importadores pela diversidade de sua produção, além de uma boa relação entre preço e qualidade. Além disso, o mercado é uma boa referência em cores, tendências e ideias de decoração. Endara revela, ainda, que sua empresa e outras da América Latina têm voltado a comprar de fornecedores da região, já que o preço dos móveis chineses vem subindo em função da alta demanda interna daquele país e consequente desestímulo às exportações. “Obviamente, a qualidade brasileira também se destaca. Buscamos fornecedores de móveis em MDF, mas especialmente pinus e cozinhas em metal”, adianta. Em média, sua empresa importa US$ 2 milhões por ano em móveis. 
Mais uma vez, a Movelsul é a feira do setor moveleiro, no Brasil, que mais traz importadores para participar do Projeto Comprador. Seguindo o modelo da última edição, as rodadas de negócios com as expositoras serão realizadas nos próprios estandes. Este ano, estão inscritas 112 empresas exportadoras brasileiras.

Fontes:

Publicado em: 2014-03-25

Leia também: