A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) lança, nesta quarta-feira (30/4), o Design Export Grandes Empresas. Primeiramente, oito empresas brasileiras do setor vidreiro serão beneficiadas. O objetivo é desenvolver produtos inovadores e com design diferenciado, voltados à exportação. A iniciativa conta com a parceria da Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e do Sindicato da Indústria de Vidros e Cristais Planos e Ocos no Estado de São Paulo (Sindividro). A cerimônia de assinatura do convênio entre a Apex-Brasil e as entidades setoriais será realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), às 10h30. 
 
Márcia Nejaim, gerente executiva de Competitividade e Inovação da Apex-Brasil, explica que a necessidade de investimento no design de produtos do setor vidreiro foi identificada pela própria Agência. “Nosso setor de inteligência comercial verificou que as exportações de produtos brasileiros de vidro e cristal poderiam ser alavancadas com investimento no design e inovação das peças. Paralelamente, o próprio setor também já havia percebido isso. Dessa forma, estamos alinhados e vamos iniciar imediatamente nossos trabalhos. Tenho certeza que vamos melhorar a percepção de mercados estrangeiros sobre nossos produtos”, resume.
 
Criado em 2013, o Design Export, até então, era voltado para empresas de micro e pequeno porte. Neste segmento, o programa já conta com a participação de mais de 100 empresas, de diversos setores da economia. Esta primeira etapa do Design Export Grandes Empresas terá um orçamento de R$ 1,2 milhão, com um prazo para desenvolvimento dos trabalhos de 12 meses. 
Marco Aurélio Lobo, gerente de Inovação e Design da Apex-Brasil, ressalta a importância de sensibilização de grandes empresas. “Entendemos que investir em design e inovação é aprimorar a competitividade das empresas brasileiras. Nosso objetivo é promover a criação de produtos com maior valor agregado e, consequentemente, maior aceitabilidade em mercados internacionais. No médio e longo prazo, esta iniciativa vai contribuir diretamente para o aumento das exportações brasileiras”, destaca. 
 
Serviço
Lançamento "Design Export Grandes Empresas"
Data: 30 de abril
Horário: 10h30
Local: Sede da Fiesp - Av. Paulista, 1313, 16º andar. São Paulo/SP
 
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 3426-0775
imprensa@apexbrasil.com.br
 

Fontes:

Publicado em: 2014-05-06

Leia também: