O Sindmóveis Bento Gonçalves está concorrendo à 5ª edição do Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação. Com o tema O Brasil que inspira o mundo, a iniciativa reconhece e premia empresas e entidades da indústria, comércio e serviços que se destacaram nas exportações ou promoveram ações inovadoras, contribuindo para a inserção ativa do Brasil no mercado internacional. 
Concorrendo entre as entidades setoriais parceiras da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Sindmóveis inscreveu três ações inovadoras realizadas entre os anos de 2012 e 2013: o conjunto de projetos realizados durante a Casa Brasil 2013 (Salão Design, projetos especiais, entre eles comprador e imagem e seminários internacionais); as mostras de design realizadas pelo Projeto Orchestra Brasil durante a Semana de Arte de Miami, em 2012 e 2013; e uma ação permanente de posicionamento e agregação de valor do móvel brasileiro voltado ao mercado colombiano. 
A programação da Casa Brasil 2013, realizada em agosto daquele ano, foi considerada inovadora por proporcionar a convergência entre designers e fabricantes de móveis, bem como a promoção do design brasileiro no mercado internacional. Como consequência, os designers foram inseridos no Projeto Orchestra Brasil, que conta com o apoio da Apex-Brasil e promove a entrada sustentável de fornecedores da indústria moveleira no mercado internacional. 
 O segundo projeto teve como objetivo promover a imagem do designer brasileiro de móveis aliada à arte, por meio da participação em mostras paralelas Design Miami e Art Basel em 2012 e 2013. A mostra de 2012 teve como tema Geração Casa Brasil, reunindo pela primeira vez os designers para uma mostra coletiva centrada em um tema específico – nesse caso, a moda verão 2013, graças à parceria com a ABIT. No ano seguinte, o tema proposto foi Bem-estar, Bem Viver, com produtos selecionados pela curadoria da Casa Brasil que participaram da Brazil ArtFair. 
Por último, concorre ao prêmio o projeto permanente realizado na Colômbia desde janeiro de 2012, com vistas à sustentabilidade das empresas brasileiras no mercado, à inovação e à valorização do design brasileiro. A iniciativa integra diferentes ações voltadas à indústria e ao design com o objetivo de convergir e comunicar ao mercado colombiano a inovação, tecnologia e criatividade do Brasil. Com um conjunto de ações que vai desde a participação em feiras até a contratação de uma consultoria em marketing, o projeto transmite valores ao mercado, como a qualidade, competitividade e credibilidade, com foco no posicionamento e agregação de valor. 
Os vencedores do Prêmio Apex-Brasil de Excelência em Exportação serão divulgados durante a solenidade de premiação, no dia 28 de maio de 2014, em São Paulo (SP). O reconhecimento existe desde 2006, sendo concedido a cada dois anos àqueles que, no campo do comércio exterior, tenham se destacado por marcante contribuição ao desenvolvimento do Brasil. Na edição passada, o Sindmóveis foi finalista com o case do Showroom do Projeto Orchestra Brasil Miami, com consultoria de profissionais locais para as empresas participantes. 
 

Fontes:

Publicado em: 2014-05-14

Leia também: