Estande coletivo recebeu Projeto Comprador e também a exposição de produtos de quatro empresas participantes
 
As rodadas de negócios do Projeto Orchestra Brasil durante a Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis (ForMóbile) impulsionaram novas exportações para as empresas participantes. Ao todo, o Projeto Comprador da ForMóbile, realizado na última semana, promoveu 150 reuniões com 12 importadores convidados. Além das rodadas, o estande coletivo de 100 metros quadrados contou com exposição de produtos de quatro indústrias do Projeto Orchestra Brasil: Franzoi, Kolafit, Pallet do Brasil e Torralba.
Os importadores convidados vieram de nove países com potencial de consumo para os segmentos atendidos pelo projeto: África do Sul, Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, México, Peru, Porto Rico e Uruguai. Com rodadas de 20 minutos, eles puderam conhecer insumos, componentes, acessórios e químicos de 23 empresas brasileiras participantes do Projeto Orchestra Brasil.
A maioria dos importadores participa pela primeira vez de uma feira no Brasil, a exemplo do colombiano Leonardo Salas, da Espumas Santafé, de Bogotá. Sua empresa fabrica e comercializa sofás, colchões e espumas em 17 lojas localizadas nas principais cidades da Colômbia. Na ForMóbile, Salas buscava fornecedores de adesivos, tecidos, pés para móveis e maquinário. Segundo ele, a oportunidade de negociar com indústrias brasileiras atrai principalmente pela qualidade. “Pretendemos fechar alguns negócios a partir dessas reuniões, pois consideramos a qualidade satisfatória e o preço, viável. Além disso, surgiram oportunidades para distribuirmos os produtos de algumas empresas na Colômbia”, aponta.
Para as indústrias que integram o Projeto Orchestra Brasil, ações como rodadas de negócios e participação em feiras de todo o mundo contribuem para o acesso a novos mercados e consolidação naqueles em que já atuam. O gerente de exportações da Renner Sayerlack, Gustavo Lorencini, pontua ainda que a presença sistemática nos principais eventos do circuito mundial favorece a imagem das marcas no mercado internacional. “Gostamos bastante da seleção de importadores feita para a ForMóbile. O projeto conseguiu trazer perfis bastante diversificados e muitos deles interessaram para a nossa empresa”, destaca.
 
Sobre o Projeto Orchestra Brasil
O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Atualmente, conta com a participação de 72 empresas e 38 estúdios de design. O projeto vem mantendo bons resultados nos últimos anos. Em 2013, as empresas participantes registraram incremento importante em suas exportações. Em comparação a 2012, as exportações cresceram 14,6%, completando quatro anos consecutivos de crescimento. Os mercados prioritários foram essenciais para esse desempenho. O crescimento nesses países foi de 19,4% em 2013, superior ao geral, assim como ocorreu nos outros anos.
A participação do projeto na ForMóbile ocorreu pelo 3º ano consecutivo e, na última edição, o Projeto Comprador projetou a geração de US$ 2 milhões em exportações para as empresas participantes. Ainda em 2014, o projeto terá participação nas feiras Tecnomueble (Guadalajara), FMC China (China), IWF (Atlanta), Expo Ferretera (Guadalajara), Intermob Istambul (Turquia), Sicam Pordenone (Itália) e Fenafor Peru (Lima). O Orchestra Brasil também promoverá, em agosto, uma missão prospectiva à África do Sul. 
 
 

Fontes:

Publicado em: 2014-08-05

Leia também: