Estande coletivo na principal feira mexicana de fornecedores para a indústria moveleira terá participação de cinco empresas brasileiras

De 28 a 30 de agosto, o projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), participará da Expo Nacional Ferretera de Guadalajara. O estande coletivo do projeto reunirá produtos de cinco empresas participantes: Artecola, Jimo Química, Promob Softwares, Reval Aramados e SAS Plastic.
Essa é a terceira participação do projeto na feira, considerada a mais importante do México para fornecedores da indústria moveleira, ferragens, elétrica e da construção. Na última edição, contou com mais de 1.300 expositores e cerca de 80.000 visitantes de 30 países. Para 2014, a área de exposição foi aumentada, totalizando 60.000 metros quadrados. O estande do Projeto Orchestra Brasil terá 51 metros quadrados e estará localizado entre os corredores 13 e 14.
Segunda maior economia da América Latina, o México possui uma das principais indústrias moveleiras, sendo também um dos maiores importadores do mundo de insumos utilizados pela indústria. Emprega quase 50 mil pessoas com uma produção estimada em US$ 6,8 bilhões em 2013, valor 6,1% superior a 2012. Em recente relatório divulgado pelo FMI, a previsão de crescimento do México em 2014 é de 2,4% e, em 2015, de 3,5%. O Brasil, por sua vez, obteve previsão de 1,3% em 2014 e 2% em 2015. Também mercado prioritário para o Projeto Orchestra Brasil, o México registrou um crescimento de 24,2% nas importações de produtos de empresas participantes ao longo do primeiro semestre desse ano, em comparação com igual período do ano anterior.

Sobre o Projeto Orchestra Brasil:
O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Atualmente, conta com a participação de 72 empresas e 38 estúdios de design. O projeto vem mantendo bons resultados nos últimos anos. Em 2013, as empresas participantes registraram incremento importante em suas exportações. Em comparação a 2012, as exportações cresceram 14,6%, completando quatro anos consecutivos de crescimento. Os mercados prioritários foram essenciais para esse desempenho. O crescimento nesses países foi de 19,4% em 2013, superior ao geral, assim como ocorreu nos outros anos.
Ainda em 2014, o projeto terá participação nas feiras FMC China (China), Intermob Istambul (Turquia), Sicam Pordenone (Itália) e Fenafor Peru (Lima).

Publicado em: 2014-08-25