É com profundo pesar que o Sindmóveis Bento Gonçalves recebe a notícia do falecimento do arquiteto e designer Sergio Rodrigues, considerado um dos principais ícones do design brasileiro. O traço coerente e único levou seu nome à história do design do século 20, com grande variedade de produtos criados, entre os quais a famosa Poltrona Mole (1957, também conhecida como Sheriff). 
Na última edição da Casa Brasil, em 2013, Sergio Rodrigues foi homenageado com uma mostra especial de peças criadas por ele e seu primo e discípulo Fernando Mendes. Na ocasião, ele apresentou a inédita poltrona Tetê, além de outras peças de sua autoria. Também visitou a feira e atendeu a jornalistas e fãs, que lotaram o espaço da mostra. 
Como arquiteto, Sergio Rodrigues atuou no projeto do Centro Cívico de Curitiba, obra importante no cenário da arquitetura moderna brasileira. No design de mobiliário, Rodrigues consagrou-se por aproximar o desenho moderno a objetos da cultura brasileira, sem preocupar-se com modismos. Convidado por Lucio Costa e Oscar Niemeyer, foi o responsável por ambientar a maioria dos prédios oficiais de Brasília quando de sua construção. 
 

Fontes:

Publicado em: 2014-09-01

Leia também: