Projeto Comprador ocorre na próxima semana com cinco convidados e 12 indústrias participantes

Em uma ação do Comitê Internacional do Sindmóveis Bento Gonçalves voltada exclusivamente às empresas associadas, a entidade promove, de 29 de setembro a 03 de outubro, um Projeto Comprador com importadores bolivianos. Foram convidados cinco compradores de móveis de Cochabamba, La Paz, e Santa Cruz de La Sierra para rodadas de negócios e visitação a fábricas do polo moveleiro. Eles importaram quase US$ 4,5 milhões em mobiliário no ano de 2013.
A iniciativa é resultado de uma série de estudos que o comitê vem realizando no intuito de identificar novos mercados para os móveis do polo. As exportações da indústria moveleira de Bento Gonçalves vêm atravessando um período de declínio desde o ano passado. No primeiro semestre de 2014, a queda foi de 2,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, 12 indústrias inscreveram-se para participar da ação.
A Bolívia é um dos países com maior crescimento econômico nos últimos anos na região e terá o segundo maior crescimento do PIB da América Latina e Caribe em 2014, conforme dados da Cepal. Em um cenário com crescimento médio de 2,2% nesse ano para a região, o país deverá crescer 5,5%, atrás somente do Panamá. Além disso, nos últimos anos, tem sido um dos mercados mais dinâmicos para os móveis brasileiros, com crescimentos consecutivos. No primeiro semestre de 2014, foi sexto maior destino para os exportadores de móveis do Brasil, com valor importado de US$ 18,2 milhões e crescimento de 23,2% em relação ao mesmo período de 2013.
O Comitê Internacional do Sindmóveis mantém reuniões periódicas com o intuito de fornecer às empresas associadas subsídios para a conquista de novos mercados no exterior. No ano passado, a entidade trouxe a Bento Gonçalves importadores de países do norte da África.

Publicado em: 2014-09-24