Depois das rodadas com importadores bolivianos, Comitê Internacional já estuda novos mercados para sua próxima ação

Seguindo o modelo dos Projetos Compradores realizados pela Movelsul Brasil há 14 anos, o Comitê internacional do Sindmóveis promoveu, na última semana, uma missão entre importadores da Bolívia e empresas do polo moveleiro de Bento Gonçalves. Além de participarem de rodadas de negócios com 12 empresas inscritas, os convidados conheceram indústrias locais. O Projeto Comprador encerrou com previsão de geração de US$ 1 milhão em exportações para as empresas participantes.
O importador Pedro Antonio Marban, de La Paz, possui três lojas de móveis, onde comercializa roupeiros, mobiliário infantil e móveis para sala e escritório, importados principalmente do Brasil e China. Apesar das relações que já mantém com fabricantes brasileiros, essa é a primeira vez que negocia com empresas de Bento Gonçalves. Segundo ele, a iniciativa agrada não apenas pela diversidade de produtos apresentados, mas pela oportunidade de conhecer as fábricas da região. “Gostei muito da linha infantil que me foi apresentada. Infelizmente não posso negociar grandes volumes, pois meu espaço de estoque é restrito. Mas, de qualquer forma, encontrei boas soluções a preço competitivo – o que é importante, pois há muitos importadores na Bolívia que competem basicamente pelo preço”, relata.
A Bolívia é um dos países com maior crescimento econômico nos últimos anos na região e terá o segundo maior crescimento do PIB da América Latina e Caribe em 2014, conforme dados da Cepal. Além disso, nos últimos anos, tem sido um dos mercados mais dinâmicos para os móveis brasileiros, com crescimentos consecutivos. No primeiro semestre de 2014, foi sexto maior destino para os exportadores de móveis do Brasil.
Apesar disso, as empresas de Bento Gonçalves ainda não possuem tradição exportadora para o mercado boliviano. O diretor Internacional do Sindmóveis, Luiz César Girardi, destaca que a intenção desse Projeto Comprador é justamente fortalecer as relações do polo moveleiro com os principais importadores da Bolívia e encaminhar negociações. “Existe uma proximidade para o comércio entre Brasil e Bolívia. As indústrias daqui produzem com muita qualidade os móveis demandados naquele país. Dessa forma, é necessário estreitar nossas relações”, pontua.
Essa foi a segunda ação do tipo promovida pelo Comitê Internacional do Sindmóveis. No ano passado, a entidade trouxe a Bento Gonçalves importadores de países do norte da África. Novos mercados já estão sendo avaliados para a realização da próxima edição especial do Projeto Comprador.

Publicado em: 2014-10-06