Diretoria do prêmio orienta os concorrentes a inscreverem produtos pautados pela originalidade e identidade
 
Na próxima segunda-feira, dia 10 de novembro, encerram-se as inscrições para o Salão Design 2015, o maior prêmio do gênero na América Latina. Realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, o Salão Design incentiva a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica de móveis e acessórios por meio do design. Nesses 26 anos, mais de 11.200 projetos foram inscritos no prêmio, que é considerado o maior do gênero na América Latina. Essa edição distribuirá R$ 205 mil em premiações nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria. 
A diretora do Salão Design, Cristiane Silveira, destaca o trabalho do prêmio e da comissão julgadora no incentivo à criação de produtos pautados pela originalidade e identidade. O regulamento prevê a eliminação imediata de projetos identificados como cópias. “Na prática, é difícil discernir entre o design original, vide os clássicos consagrados, e o design de um novo objeto parecido, mas que apresenta um novo detalhe, seja de caráter construtivo, seja de caráter formal. De qualquer forma, nossos jurados têm o know-how necessário para fazer esse tipo de diferenciação”, afirma a diretora.
Da mesma forma, o Salão Design procura orientar os concorrentes para evitar que seus projetos sejam vítimas de cópia. O designer e museógrafo Ivens Fontoura, que foi jurado em 11 das 19 edições do prêmio, recomenda duas ações imediatas. A primeira, divulgar o design do objeto da maneira mais ampla possível, de forma a registrar o time da criação, participando, inclusive, da maior quantidade concursos, particularmente do Salão Design, e de publicações especializadas do gênero. A segunda, providenciar o registro do projeto e da produção do objeto junto ao INPI e/ou nos escritórios especializados em marcas e patentes. “Clareza, honestidade e transparência, bem como boa sorte também ajudam”, incentiva o jurado.
A comissão julgadora dessa edição é composta por cinco profissionais da arquitetura e design, e o grupo tem a experiência a seu favor. Quatro jurados já participaram de edições anteriores: as arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci e os designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo. A estreia da edição fica por conta da executiva Gláucia Binda, que representará a indústria. 
A avaliação dos projetos inscritos ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira de 17 a 28 de novembro. Nessa fase, a comissão julgadora avalia os projetos gráficos inscritos e seleciona os finalistas com base em critérios como o conceito do projeto; forma e função; ergonomia; grau de inovação e sustentabilidade ambiental. Na etapa seguinte, os finalistas enviam para Bento Gonçalves seus produtos ou protótipos em escala natural para julgamento. Além da premiação em dinheiro, os vencedores recebem o Selo Salão Design, que poderá ser utilizado no produto como forma de reconhecimento de excelência em design. 

Fontes:

Publicado em: 2014-11-06

Leia também: