Projetos de 15 países serão avaliados a partir da próxima sexta-feira pela comissão julgadora
 
A partir desta sexta-feira, dia 14, a comissão julgadora do Salão Design 2015 começa a avaliar os 830 projetos inscritos para a 19ª edição do prêmio, realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. Foram recebidas criações de estudantes, profissionais e indústrias em sete categorias: Iluminação; Móveis para dormitório; Móveis para sala de estar e jantar; Móveis para cozinha, área de serviço e banheiro; Móveis para área externa; Móveis para escritório e home-office; e Acessórios domésticos.
Com uma participação estrangeira cada vez mais expressiva, o prêmio consolida-se como referência na valorização do design autoral, especialmente na América Latina. Para essa edição, foram inscritos projetos de 15 países, sendo a maior participação estrangeira originada no Uruguai, Cuba, Argentina e Colômbia. A diretora do Salão Design, Cristiane Silveira, também comemora o aumento dos projetos inscritos pela indústria. “Esse é o espaço ideal para explorar a criatividade, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a inovação tecnológica na indústria moveleira. A participação das indústrias é motivo de comemoração, pois viemos há muito tempo levantando a bandeira da diferenciação por meio do design”, destaca.
O julgamento do Salão Design é feito em duas etapas. Na primeira delas, de 14 a 28 de novembro, os projetos gráficos inscritos serão avaliados por cinco jurados: as arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci; os designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo; e a executiva Gláucia Binda, que representará a indústria. A divulgação dos selecionados será no dia 1º de dezembro e, a partir daí, os concorrentes têm até maio de 2015 para enviar a Bento Gonçalves os produtos ou protótipos em tamanho natural. 
Nessa edição, serão distribuídos R$ 205 mil em premiações e os vencedores também recebem o Selo Salão Design, que poderá ser utilizado no produto como reconhecimento de sua excelência. Além disso, serão concedidos os já tradicionais troféus Professor Orientador, para os orientadores indicados nos projetos dos estudantes premiados, e Madeiras Alternativas, que premia o melhor projeto da edição fabricado a partir de espécies que o Serviço Florestal Brasileiro considera como não muito utilizadas.  
Para mais informações, acesse www.salaodesign.com.br.
 

Fontes:

Publicado em: 2014-11-14

Leia também: