A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e é influenciada pelo rico passado do país na música e dança. Com os edifícios lendários do arquiteto Oscar Niemeyer e o sucesso mundial das Havaianas, por exemplo, o Brasil tem deixado a sua marca no mundo, principalmente no cenário internacional de design. Durante a International Contemporary Furniture Fair (ICFF), o Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações – uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Empresas do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) – leva a Nova York a expertise do design brasileiro com nomes de grande prestígio: Irmãos Fahrer e Guto Indio da Costa.

A ICFF Talks é o painel de discussão da feira de design, onde líderes da indústria internacionalmente reconhecidos partilham seus conhecimentos sobre temas que vão desde a inovação em materiais até novas abordagens de design quanto à cor e estilo para o uso em ambiente residencial, de hospitalidade, empresarial e no varejo de luxo. O painel de tendências brasileiras será moderado por Carlos Junqueira, da Espasso, e Lauro Andrade Filho, fundador do DW! São Paulo Design Weekend e parceiro do Sindmóveis na realização da Casa Brasil em São Paulo.

A feira será realizada em Nova York, no The Jacob Javtiz Center, de 16 a 19 de maio. O painel de tendências brasileiras ocorre na próxima segunda-feira, 18 de maio, às 11h.

Fahrer Design

Um duo dinâmico, Sergio e Jack Fahrer nasceram para ser designers. Sergio Fahrer começou sua carreira como músico e estudou em Los Angeles no MIT (Musicians Institute of Technology). Ele rapidamente descobriu sua sensibilidade artística e seus desenhos de marca foram inspirados pela técnica da construção de instrumentos musicais. Sergio é considerado um dos nomes mais expressivos do design contemporâneo brasileiro. Seu irmão Jack Fahrer, também músico, estudou design de moda no Brasil antes de se juntar a Sergio para criar e desenvolver mobiliário. O olho expressivo de Jack para cores e estampas complementa as aclamadas peças dos Irmãos Fahrer.

Desde o início do desenvolvimento de técnicas de design exclusivo, passando pela tensão entre os aspectos materiais e de design no que se refere ao Brasil, os Irmãos Fahrer falarão sobre suas carreiras ilustres e o cenário da evolução do design brasileiro. Eles também vão discutir projetos para espaços públicos, incluindo projetos notáveis como Comedorias SESC; Hoteis Unique e Fasano; Parklets e Jardim Pop up; bem como exposições em museus, incluindo o MoMA, Museu Le Corbusier, a Feira de Milão, Oca, Bienal do Design e Maison & Objet.

Guto Indio Da Costa

Inovação e paixão são a força motriz em cada projeto que Guto Indio desenvolve. Na faculdade, estudou design de produto e formou-se no Art Center College of Design, na Suíça, em 1993. Atualmente, é o diretor de design da Indio da Costa A.U.D.T, uma consultoria premiada internacionalmente com sede no Rio de Janeiro, que desenvolve arquitetura, planejamento urbano, projetos de transporte e design, trabalhando com um grupo estratégico-criativo multidisciplinar de designers, arquitetos e urbanistas, apoiada por uma variedade de especialistas. Guto Indio da Costa vai mostrar o seu talento de design na ICFF e falará sobre temas como o cenário em mudança do design brasileiro, projetos industriais de alta escala e seus projetos, incluindo “Do mundo para o Brasil e do Brasil para o mundo” e suas peças premiadas no Salão Design, Idea Brasil e Museu da Casa Brasileira.

Moderadores do Painel - Lauro Andrade e Carlos Junqueira

Lauro Andrade é um veterano no mundo do design. Diretor-executivo da Expo Revestir, principal exposição de arquitetura no Brasil e fundador do DW! São Paulo Design Weekend. Também é parceiro do Sindmóveis Bento Gonçalves na realização da Casa Brasil em São Paulo a partir de 2016.

Já Carlos Junqueira é Dono da Espasso, uma empresa de móveis de renome mundial especializada em peças brasileiras modernas e contemporâneas. A Espasso foi uma das primeiras empresas a dedicar um showroom exclusivo para designers brasileiros, com showrooms em Nova York e Los Angeles.

Sobre ICFF®

A ICFF® é a principal vitrine de design global da América do Norte de móveis para interiores, cadeiras, tapetes e pisos, iluminação, móveis para exteriores, materiais, revestimentos de parede, acessórios, têxteis, cozinha e banheiro e fabricantes, atraindo mais de 700 expositores e um total de 32 mil profissionais do setor de todo o mundo. A 27ª edição anual da ICFF acontecerá de 16 a 19 de maio de 2015, no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York.

Sobre o Projeto Orchestra Brasil

O Projeto Setorial Orchestra Brasil promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira e a entrada sustentável do design brasileiro no mercado internacional. Para isso, são promovidos estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 76 indústrias e 48 estúdios de design. Para esses últimos, o projeto promove estratégias de posicionamento no mercado externo com ênfase nos Estados Unidos. 

Fontes:

Publicado em: 2015-05-11

Leia também: