A Feira Internacional da Madeira e da Tecnologia (Fitecma) é uma iniciativa do Projeto Orchestra Brasil nesse ano para manutenção das relações comerciais com a Argentina. As empresas Brasmacol, Crippa Máquinas, Lamiecco, Renner Sayerlack e Tecbril vão expor seus lançamentos em um estande coletivo de 70 m² que o projeto terá na feira, que se realiza de 23 a 27 de junho, no Centro Costa Salguero, em Buenos Aires. Orchestra Brasil é o projeto desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves para promoção das exportações de fornecedores da indústria moveleira.

Apesar do contínuo bloqueio às importações e as restrições ao comércio exterior, somados à estagnação econômica no país, a Argentina ainda é o terceiro maior parceiro comercial brasileiro e, após os Estados Unidos, é o maior comprador de produtos manufaturados brasileiros.  Em relação às empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil, a Argentina foi o segundo maior importador em 2014. A perda de relevância do país para as exportações das empresas fornecedoras da indústria moveleira iniciou-se em 2013, com queda de 14,3% nas vendas para o país vizinho. No ano passado, as exportações para a Argentina caíram 20,9%.

A participação na Fitecma é considerada estratégica para as empresas do projeto, que aproveitam a feira para prospectar novos distribuidores e clientes na Argentina e região. O Projeto Setorial Orchestra Brasil promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira e a entrada sustentável do design brasileiro no mercado internacional. Para isso são promovidos estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 74 indústrias e 50 estúdios de design.

Fontes:

Publicado em: 2015-06-22

Leia também: