As oportunidades e a melhor forma de aproveitá-las pelo universo de empresas lideradas por mulheres será tema do Women Vendors Exhibition and Forum (WVEF), que ocorre pela primeira vez no Brasil. Organizado em parceria pela Apex-Brasil e pelo International Trade Center (ITC), o evento reunirá, entre os dias 1 e 3 de setembro, cerca de 300 pequenas e médias empresas lideradas por mulheres e potenciais compradores de 25 grandes empresas no hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O objetivo do encontro é estimular empresárias brasileiras a entrar na cadeia de fornecimento de empresas nacionais e internacionais.

Esta é a quarta edição do programa WVEF, que já foi realizado na China, México e Ruanda sob a responsabilidade do ITC, órgão ligado à Organização Mundial do Comércio (OMC) e à Nações Unidas).

A meta do WVEF é empoderar mulheres empreendedoras a alavancarem seus negócios. Na versão brasileira, quatro setores serão contemplados pela ação: café, alimentos gourmet, serviços e tecnologia da informação. “Pretendemos sensibilizar o governo, empresas e formadores de opinião nacionais e internacionais sobre a importância e os benefícios de se aumentar a presença feminina nos negócios”, explica o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.

O evento internacional terá a presença massiva de empresárias de todos os países da América Latina, além de África e Ásia – só podem participar empreendedoras de nações em desenvolvimento. O primeiro dia da programação trará uma mesa redonda que discutirá políticas que devem ser traçadas para que governos e empresas possam estimular uma maior participação de empresas lideradas por mulheres em compras, aumentando assim a inserção econômica de empreendedoras no mundo. O presidente David Barioni e a diretora executiva do ITC, Arancha González, farão a abertura do Fórum.

Nos dois dias seguintes, as atividades serão voltadas para rodadas de negócios entre vendedoras e os potenciais compradores que estarão presentes. “Esta é uma excelente oportunidade para as mulheres empreendedoras fazerem negócios e networking”, diz a diretora executiva do ITC, Arancha González.

Empresas interessadas em se inscrever podem acessar o formulário que está no link (http://es4b.org/app/view.php?id=33769) até a sexta-feira, dia 26 de junho. As inscrições são gratuitas.

 

Fontes:

Publicado em: 2015-06-23

Leia também: