No dia 29 de junho, a equipe internacional do Sindmóveis recebe em Bento Gonçalves uma comitiva com aproximadamente 20 fabricantes de móveis e acessórios peruanos. Nessa missão, os visitantes vão conhecer o processo fabril de empresas da região, já que o polo moveleiro é referência na América Latina em tecnologias e processos. Eles também irão conhecer a atuação do sindicato e seus produtos.

O Peru é destaque no crescimento econômico da América Latina nos últimos anos e considerado pelo Banco Mundial um dos melhores ambientes de negócios na região. A indústria moveleira daquele país não supre a demanda local, de modo que a importação de móveis é alta. No ano passado, o Peru foi o segundo maior mercado para os exportadores de móveis do polo de Bento Gonçalves, com US$ 5,78 milhões exportados. Contudo, houve queda de 25,8% em relação ao ano anterior.

Já no primeiro trimestre de 2015, foi o principal mercado para os móveis de Bento Gonçalves no exterior, com crescimento de mais de 50% em relação ao ano anterior, apesar da queda generalizada nas exportações observada no polo.

 

Fontes:

Publicado em: 2015-06-29

Leia também: