As ações do Projeto Orchestra Brasil de promoção das exportações, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves, vêm impulsionando o alcance das fornecedoras do setor moveleiro no mercado externo.  Em um cenário de forte queda das exportações da indústria brasileira, no primeiro semestre de 2015, os valores em dólares das exportações das empresas apoiadas caíram 4,1%, enquanto das empresas não apoiadas registraram uma queda de 33,2%.

Além disso, entre 2010 e 2014, o projeto teve um aumento de 40 para 76 destinos. Nesse período, o crescimento dos valores em dólares exportados pelas empresas apoiadas foi 156,3% superior ao das empresas não apoiadas. Empresas como a Jimo Química, de Cachoeirinha, estão apostando na participação em feiras e ações de relacionamento promovidas pelo projeto para fortificarem sua presença em países como sul-americanos e estabelecerem novos alvos para suas exportações. Recentemente, a empresa foi destaque setorial no 43º Prêmio Exportação RS por sua performance no ano passado.

A participação no projeto fortificou os negócios da Jimo em mercados como Uruguai, Paraguai, Angola e Guatemala. Principal destino na América Central, a Guatemala mantém negócios vigentes e crescentes com a empresa. Outros mercados da América do Sul, como Colômbia e Peru, passaram a ser explorados graças ao apoio do Projeto Orchestra Brasil. Os clientes nesses países foram acionados com a participação nas feiras M&M Bogotá e Fenafor Peru. A expectativa da Jimo é fechar o ano com um faturamento em dólares nas exportações pelo menos 25% maior que em 2014.

 

Novos mercados

De acordo com a gerente-executiva do Projeto Orchestra Brasil, Denise Valduga, além da forte presença em mercados das Américas, outro exemplo da bem sucedida parceria nesse projeto é o crescimento de 136% registrado nas exportações das empresas para a Turquia entre 2013 e 2014. "Esse desempenho evidencia o excelente trabalho de ranqueamento e priorização de mercados que foi elaborado por meio da parceria com a Apex-Brasil", detalha.

O Projeto Setorial Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira no mercado internacional. Para isso, realiza estudos de mercado; missões prospectivas; ações individuais; Projetos Comprador, Vendedor e Imagem e participação nas principais feiras mundiais do setor. Atualmente, participam da ação 74 indústrias fabricantes de insumos, acessórios, matérias-primas, componentes e tecnologias para o setor moveleiro.

Fontes:

Publicado em: 2015-07-28

Leia também: