A transferência da Casa Brasil para São Paulo como ação ligada ao DW! São Paulo Design Weekend possibilitou a apresentação de outras ações do Sindmóveis Bento Gonçalves na programação do festival. A primeira edição da feira na capital paulista acontecerá somente no próximo ano, mas já este ano o Sindmóveis desembarca em São Paulo com uma programação que ocupará 500 metros quadrados do Jockey Club paulista. De 12 a 16 de agosto, o Sindmóveis promove mostras e eventos destinados a fortalecer ainda mais o design como diferencial competitivo para a indústria moveleira.

O prêmio Salão Design será a estrela desse espaço, com a primeira mostra de premiados e finalistas fora da Serra Gaúcha. No eixo dos principais eventos brasileiros voltados à decoração, design e negócios, o prêmio, que já é considerado o maior do gênero na América Latina, amplia sua notoriedade. A exposição terá 64 produtos e concentrará também a cerimônia de premiação, no dia 12 de agosto. Parceira do Sindmóveis Bento Gonçalves no projeto de internacionalização das fabricantes de insumos, acessórios, matérias-primas e tecnologias para o setor moveleiro, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) também participará de algumas ações no evento.

A diretora do Salão Design, Cristiane Silveira, pontua que a premiação aos designers se potencializa com a realização da mostra em um evento do porte do DW! Segundo ela, mais que uma vitrine do design, o prêmio proporciona uma permuta cultural onde todos aprendem: os participantes, os observadores de tendências e a própria organização, que podem perceber as diferenças culturais dos produtos apresentados e a evolução dos participantes com o decorrer das edições.

Com patrocínio de Berneck, o prêmio Salão Design é realizado desde 1988 e, até hoje, contabiliza 12.058 produtos inscritos por estudantes, profissionais e indústrias. As inscrições para a 20ª edição, que ocorre em 2016, estarão abertas de 10 de agosto a 14 de outubro de 2015.

 

Seminário internacional

Numa parceria entre Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis Bento Gonçalves, no dia 12 de agosto, o Jockey Club São Paulo será palco para o seminário internacional “A Forma Segue a Matéria”, com três expoentes do design contemporâneo: o italiano Clino Trini Castelli, o chileno Cristian Domínguez e o brasileiro Brunno Jahara. As palestras serão em sequência, das 15h às 18h, com entrada franca, mediante inscrição antecipada. Logo após, ocorre a premiação do Salão Design 2015.

A pesquisa de materiais tem se mostrado ponto de partida para o desenvolvimento de novos projetos de design, capazes de oferecer soluções inovadoras e avançadas – porém, social, ambiental e economicamente sustentáveis. Esse debate acompanha um novo pensamento sobre a exploração e o esgotamento dos materiais e os designers convidados a falar desenvolvem seu trabalho em torno dessa abordagem – explorando e aplicando novas matérias e novos sentidos. São três visões que representam os rumos recentes do design, valorizando a escolha do material a ser trabalhado, sendo que a forma é a decorrência lógica da natureza desse material. Os seminários internacionais têm consultoria da crítica de design Maria Helena Estrada.

 

 

Mais sobre os palestrantes

 

Clino Trini Castelli

Designer e teórico do design, Clino Trini Castelli é um dos mais conceituados profissionais da Itália. Já recebeu prêmios como Compasso d’Oro, BD Gold Award e IF Gold Award. Sua carreira começou muito ligada às artes, até se decidir pelo design, por perceber as potencialidades da disciplina. Entretanto, permaneceu ligado ao estudo e efeito das cores.

Desde os anos 1970, está atento à identidade emocional dos objetos, teoria e prática por ele desenvolvida. Nos anos 1980, criou a Colorscaper, iniciais que correspondem a cores, materiais e acabamentos para os projetos para a Hermann Miller. Atualmente, mantém em seu estúdio uma equipe dedicada ao Trini Team Qualistic Lab e lançou há pouco o livro sobre a teoria do Transitive Design. Dentre seus clientes, pode-se citar Cassina, Cappellini, Louis Vuitton, Montefibre, 3M, Lamborghini, BTicino, Fiat e, como curiosidade, uma luminária de parede para a casa de Ettore Sottsass.

 

Cristian Domínguez

Arquiteto chileno dedicado ao desenvolvimento de projetos de design. Entre os anos de 2004 e 2010, atuou na área de arquitetura no Chile e na Nova Zelândia. Em seu retorno ao Chile, criou a empresa Made in Mimbre, de produtos de iluminação feitos em vime – projeto que tem sido destaque nacional e internacional. Basico foi o seu segundo projeto de marca, voltado à criação de produtos em pinus para a primeira casa. Ambas as marcas estão no circuito internacional de design, através de diferentes exposições em cidades como Estocolmo, Londres e Milão.

Em 2011, fundou o estúdio de design The Andes House, para o desenvolvimento de projetos e serviços de design. Ele também gera projetos de análise, reflexão e desenvolvimento de conteúdo, com o olhar da The Andes House sobre os materiais. Atualmente, é um dos principais designers do cenário nacional, sendo uma referência importante nas universidades, feiras de design e espaço ao redor desta disciplina, ensino, conferências, workshops, no Chile e países diferentes.

 

Brunno Jahara

Formado pela Universidade de Brasília e o pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia, o designer Brunno Jahara já viu suas criações expostas em diversas cidades ao redor no mundo. A sensação de bem-estar, conforto e bom humor permeiam todas as linhas assinadas pelo designer.

Entre suas exposições internacionais destacam-se as participações na Triennale di Milano, New Italian Design com curadoria de Andrea Branzi, Quale Cose Siamo, com curadoria de Alessandro Mendini, Les Eaux Ouvert, no Centre George Pompidou com curadoria Fabrica, e também diversas semanas de design, como Miami, Milão, Amsterdam, Tokyo e Nova Iorque.

Desde 2010, o Jahara Studio funciona em São Paulo com parcerias de indústrias brasileiras e internacionais, sempre pesquisando novos materiais para seus produtos e focando em coleções com um forte apelo de sustentabilidade e novos conceitos.

 

Programação internacional

 

Também em parceria entre Apex-Brasil e Sindmóveis, o Jockey Club receberá uma mostra de produtos assinados por designers brasileiros e uma edição especial de Projeto Comprador entre designers e convidados estrangeiros. Essas ações têm como foco o posicionamento do design brasileiro no mercado externo, com ênfase nos Estados Unidos.

A mostra inclui peças autorais do projeto Raiz, ação destinada às exportações do serviço de design de móveis que vem atuando na promoção da diversidade do mobiliário autoral brasileiro no mercado norte-americano. Ao longo deste ano, essa iniciativa resultou em uma coleção com 44 produtos de 18 estúdios de design. O objetivo da ação foi proporcionar experiência aos designers no desenvolvimento de produtos adequados às preferências do consumidor dos Estados Unidos, mas capazes de expressar a identidade brasileira.

Já o Projeto Comprador será no dia 13 de agosto, com rodadas de negócio no Jockey Club. Foram convidados cinco importantes lojistas, fabricantes e representantes do varejo norte-americanos, de acordo com a estratégia de internacionalização de cada designer participante – licenciamento, parceria com indústria, distribuição de rede de varejo, etc. A agenda inclui, ainda, visitas a outras mostras do DW! e a estúdios de design em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Serviço

 

DW!Design Weekend

Art Design Village

Data: De 12 a 16 de agosto de 2015

Horário de Funcionamento: Das 13h às 21h (quarta, quinta e sexta-feira), das 12h às 21h (sábado) e das 12h às 20h (domingo)

Local: Jockey Club de São Paulo, Avenida Lineu de Paula Machado, 1173 (entrada)

Vallet: Avenida Lineu de Paula Machado, 1263

Entrada: Gratuita (quarta e quinta-feira), R$20,00 (sexta, sábado e domingo), com meia entrada para estudantes e idosos.

Inscrições para os seminários internacionais: www.casabrasil.com.br

A programação completa de eventos estará disponível a partir de 04 de agosto pelo site: www.designweekend.com.br

Fontes:

Publicado em: 2015-07-31

Leia também: