A partir desta quarta-feira, dia 12, estão abertas ao público as atrações da 4ª edição do São Paulo Design Weekend. Até o próximo domingo, são mais de 140 eventos de arquitetura, arte e design espalhados por toda a capital paulista. O Sindmóveis Bento Gonçalves terá 500 metros quadrados de mostras, palestras e rodadas de negócios no Jockey Club paulista, no espaço chamado Art Design Village. Tudo para fortalecer ainda mais o design como diferencial competitivo para a indústria moveleira.

O prêmio Salão Design será a estrela desse espaço, com a primeira mostra de premiados e finalistas fora da Serra Gaúcha. No eixo dos principais eventos brasileiros voltados à decoração, design e negócios, o prêmio, que já é considerado o maior do gênero na América Latina, amplia sua notoriedade. A exposição terá 64 produtos e concentrará também a cerimônia de premiação, na noite de hoje – logo após o seminário internacional A Forma Segue a Matéria, com palestras de três importantes designers que representam a pesquisa de novos materiais para o mercado de mobiliário: o italiano Clino Castelli, o chileno Cristian Domínguez e o brasileiro Brunno Jahara.

Com patrocínio de Berneck, o prêmio Salão Design é realizado desde 1988 e, até hoje, contabiliza 12.058 produtos inscritos por estudantes, profissionais e indústrias. As inscrições para a 20ª edição já estão abertas e podem ser realizadas pelo site www.salaodesign.com.br.

 

Design para exportação

 

Numa parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindmóveis, o Jockey Club São Paulo também recebe a primeira mostra de peças do Projeto Raiz, destinado às exportações do serviço de design. Esse projeto nasceu como resultado do Design Challenge, uma iniciativa desenvolvida ao longo do último ano com os estúdios com objetivo de gerar experiência na criação de produtos a partir da visão de uma equipe norte-americana. A ação resultou em uma coleção que representa a diversidade do mobiliário autoral brasileiro e conta com 44 produtos de 18 estúdios de design, 21 dos quais participam da mostra.

Além da mostra de produtos, 18 estúdios de design também terão a oportunidade de apresentar seu trabalho a convidados norte-americanos em uma edição especial de Projeto Comprador, com rodadas de negócios nos dias 12 e 13 de agosto.

 

Fontes:

Publicado em: 2015-08-12

Leia também: