Na primeira mostra de produtos fora da Serra Gaúcha, o Prêmio Salão Design vem ampliando sua notoriedade. A cerimônia de premiação, na quarta-feira, 12 de agosto, teve entrega de 19 prêmios, entre vencedores, menções honrosas, Prêmio Madeiras Alternativas e Professor Orientador. Bento Gonçalves foi representada pela Cinex, premiada na modalidade Indústria pela Coifa Pura – projeto dos italianos Irmãos Adriano em parceria com a equipe de criação da própria empresa. Até domingo, o Sindmóveis participa da programação do São Paulo Design Weekend com um espaço de 500 metros quadrados localizado no Jockey Club São Paulo.

O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, pontua que as 19 edições do prêmio realizadas desde 1988 proporcionaram uma genuína troca de experiências entre os concorrentes, a organização e a comissão julgadora. No próximo ano, o Salão Design completa 20 edições e os concorrentes terão uma dupla oportunidade de apresentar seu trabalho: em março, na Movelsul Brasil, e em agosto, na estreia da Casa Brasil em São Paulo.

Tecchio reforça que, ano após ano, cresce o espaço no mercado para mobiliário com valor agregado. “Essa é a principal contribuição do prêmio para a indústria moveleira e motivo de orgulho para todos nós. A semente que o Sindmóveis plantou há 27 anos já tem vida própria e estamos honrados pela importância que o prêmio ganhou diante do movimento do design na América Latina”, afirma o presidente.

Premiados nas categorias Móveis para Sala de Estar e Jantar; Móveis para Área Externa; Móveis para Dormitório; Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro; Móveis para Escritório e Home-Office; Acessórios Domésticos; e Iluminação, os produtos foram eleitos pelas arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci e pelos designers Ivens Fontoura, Leonardo Lattavo e Gláucia Binda.

Com patrocínio de Berneck, o Prêmio Salão Design visa agregar criatividade e inovação tecnológica ao setor moveleiro por meio do design. A mostra dos premiados e de outros finalistas deste ano acontece até 16 de agosto, no Jockey Club São Paulo, durante o Design Weekend. E as inscrições para a 20ª edição do prêmio já estão abertas. Basta acessar www.salaodesign.com.br.

 

Surpresa na premiação

Para um dos designers, a alegria veio em dobro na cerimônia de premiação do Salão Design. O carioca Ricardo Graham Ferreira, de oEbanista (Nova Friburgo, Rio de Janeiro), recebeu um prêmio extra do Serviço Florestal Brasileiro por seu produto vencedor do Prêmio Madeiras Alternativas. Graças a seu Banco Sela, que também venceu na modalidade Profissional, o designer participará de uma expedição pela diversidade madeireira do Brasil. Ele conhecerá a sede da instituição e áreas de manejo florestal e processamento de madeira na Amazônia.

Desde 1996, o Prêmio Salão Design concede o troféu Madeiras Alternativas ao melhor projeto da edição fabricado a partir de espécies que o Serviço Florestal Brasileiro considera como não “muito utilizadas”. Sob a análise de técnicos do Ministério do Meio Ambiente, concorrem a esse prêmio os produtos que valorizam a enorme diversidade de madeiras existente no país. Além disso, a iniciativa estimula o manejo sustentável das florestas, ao passo que absorve sua produção, tornando-as econômica e ecologicamente viável.

Fontes:

Publicado em: 2015-08-13

Leia também: