De 14 a 18 de setembro, o Sindmóveis Bento Gonçalves promove uma edição especial de Projeto Comprador, com rodadas de negócios entre 20 indústrias moveleiras locais e três importantes varejistas do segmento na América Latina. Além das negociações, os importadores terão a oportunidade de conhecer algumas empresas da região.

Os importadores convidados são os dois principais lojistas de e-commerce do México e um grande varejista de cozinhas multimarcas localizado na Guatemala. Segundo o presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, essa é uma oportunidade para explorar o grande potencial do mercado externo e alavancar as vendas em um ambiente de contração doméstica. “O Brasil pode ampliar sua participação nas exportações mundiais de móveis. Somos apenas o 28º maior exportador de móveis para cozinhas, dormitórios, banheiros e salas de estar e jantar, excluindo assentos e colchões, com menos de 1% de participação em um mercado de aproximadamente US$ 75 bilhões”, pontua o presidente.  

No primeiro semestre de 2015, o valor exportado pela indústria moveleira em Bento Gonçalves foi 22,6% inferior quando comparado ao mesmo período do ano passado. O desempenho é reflexo da perda de competitividade da indústria nacional, causada pela complexidade tributária, infraestrutura precária e burocracia elevada, somadas às incertezas econômicas, inflação e custos em alta. Iniciativas do Comitê Internacional do Sindmóveis, como edições do Projeto Comprador e estudos de mercado, tem como objetivo recuperar as perdas do polo no mercado externo e ampliar a internacionalização das indústrias moveleiras.

Fontes:

Publicado em: 2015-09-10

Leia também: