A Movelsul Brasil está presente em todo o universo moveleiro do país. Fabricantes, lojistas e consumidores estão conectados pela feira, que atua como um verdadeiro fio condutor entre as pontas da cadeia. Em 2016, comemoram-se 20 edições do evento, promovido pelo Sindmóveis Bento Gonçalves desde 1977. A campanha de comunicação da feira, já em circulação, reforça justamente sua presença no planejamento de vendas das fábricas, na criação do mix de produtos do varejo e nos lares de todo o Brasil.

Para representar a data especial, a feira convidou estúdios de design para desenhar peças exclusivas que remetam ao número 20. O desafio foi aceito pelas empresas Ye Industrial Design, de Bento Gonçalves; Mameluca, do Rio de Janeiro; e Tina e Lui, de Porto Alegre. Os móveis criados voluntariamente ilustrarão os anúncios da feira e também vão decorar um espaço comemorativo no Hall da feira. Além da campanha ilustrada com as peças dos três estúdios, a partir de janeiro, uma série de ações serão desenvolvidas em Bento Gonçalves, lembrando à comunidade a importância do setor moveleiro e da feira para o desenvolvimento do município.

O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, pontua que o setor moveleiro já teve outros momentos de crise, alguns até piores que o atual. Segundo ele, é justamente nessas ocasiões que o empresário deve se superar, investir na proximidade com o lojista e negociar olho no olho. E, ainda, que as feiras continuam sendo um canal relevante de promoção para a indústria, pois o evento concentra a força de captação do lojista. “A presença da indústria na Movelsul é sinônimo de segurança para o lojista, de empresa com gestão próspera, sólida e que entrega. É uma resposta ao mercado e significa que há, sim, empresas preparadas para o aquecimento da economia. Tomemos como exemplo a crise norte-americana. Quem deixou de investir no período de recessão, não sobreviveu na retomada da economia”, destaca.

 

Mais sobre a feira

Em sua história, a Movelsul Brasil já teve mais de 1.500 empresas expositoras. A primeira edição da feira aconteceu em 1977, ano em que o setor moveleiro consolidou-se como atividade líder na economia de Bento Gonçalves. A 1ª Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves reuniu 24 fabricantes de móveis da cidade. A partir de 1988, a feira passa a ser denominada Movelsul, já com mais de 100 expositores. Esse ano marcou, ainda, a primeira edição do Prêmio Salão Design, que também comemora suas 20 edições no próximo ano – já que, a partir da criação da feira Casa Brasil, passou a ser realizado anualmente.

Nos últimos 10 anos, a Movelsul Brasil se internacionalizou e passou a ser gerida por um planejamento estratégico com horizonte de 20 anos. A feira formalizou, em 2012, a segmentação de seus expositores por tipologia de produto, seguindo o modelo adotado pelas principais feiras do setor no mundo, como o Salone Internazionale Del Móbile e IMM Cologne. Nesse modelo, o tempo de visitação ganha objetividade, ampliando o poder de compra e a tomada de decisão do lojista visitante.

Em 2016, a Movelsul Brasil espera 200 expositores dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. Com patrocínio de Duratex e Renner Sayerlack, a feira é aberta somente ao público profissional e ocorre de 14 a 18 de março de 2016, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. No mês anterior à feira, estará no ar o aplicativo do evento com o mapa completo e informações sobre as empresas expositoras. Ações voltadas à comunidade bento-gonçalves serão realizadas a partir de janeiro para celebrar as 20 edições da Movelsul Brasil.

Mais informações sobre a feira podem ser obtidas no site www.movelsul.com.br.

 

Os móveis que ilustram a campanha

 

Estante Vigésima || Leandro Gava e Muriele Vivian (Bento Gonçalves)

A Estante Vigésima é produzida em Pinus, possui nichos removíveis  que compõem o número 20 e possui acabamento baseado na escala de cores da marca Movelsul. Versatilidade e interação entre usuário e produto tornam esse produto um símbolo da história passada, presente e futura da maior feira de móveis da América Latina.

 

Módulo da20 || Tina e Lui Arquitetura e Design (Porto Alegre)

Um móvel versátil. Trata-se de um módulo contenedor em formato de “L”. Sua aplicação com mais de uma unidade permite inúmeras montagens, verticais e/ou horizontais, criando diferentes figurações, incluindo o 20 da Movelsul Brasil.

 

Umoetê (festejar em Tupi) ||Estúdio Mameluca (Rio de Janeiro)

A peça Umoetê, como o próprio nome diz em Tupi, nasceu com o objetivo de celebrar as 20 edições da Movelsul. Tanto o sofá como a celebração são para muitas pessoas. Dessa forma, a peça tem o tamanho necessário para comportar todos harmonicamente.

Fontes:

Publicado em: 2015-10-07

Leia também: