De 10 a 14 de outubro, o Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações de insumos, tecnologia e design para a indústria de móveis, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estará presente na 18ª Intermob Istambul. Esta é a terceira participação na feira de móveis, acessórios, produtos florestais e tecnologia para a indústria moveleira. No estande institucional do projeto, serão expostos lançamentos da Promob Softwares.

Feira consolidada no mercado turco, a Intermob é importante para o setor no leste europeu, região da Caucásia, Oriente Médio e norte da África. A organização do evento espera mais de 65 mil visitantes profissionais de 90 países A Turquia é a 17ª maior economia do mundo e tem crescimento do PIB estimado em mais de 3% ao ano entre 2014 e 2019, segundo dados do FMI.   A produção de móveis no país, por sua vez, conta com mais de 35 mil fabricantes e faturamento anual de US$ 10 bilhões. Além disso, é um dos principais exportadores mundiais de móveis.

A Promob apresentará ao mercado turco suas opções em softwares para o segmento moveleiro, oferecendo solução integrada desde o projeto  até a gestão fabril e comercial. A empresa ainda não possui atuação naquele mercado, mas percebe boas oportunidades em função da similaridade com o formato brasileiro de fabricação e distribuição de móveis. Além disso, a Turquia é porta de entrada para a Europa, a parte alta da África e o Oriente Médio, mercados a serem explorados pela empresa. “No momento, estamos buscando a consolidação da marca na América Latina, reforçando nossa participação nos mercados em que já vínhamos atuando e abrindo novos. Além disso, estamos prospectando novas oportunidades em mercados da África e justamente na Turquia, para ampliarmos atuação em 2016”, pontua a assessora de Exportações da Promob, Luciana Adamatti.

O Projeto Orchestra Brasil existe desde 2006 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Atualmente, conta com a participação de 76 indústrias. No primeiro semestre de 2015, os valores em dólares das exportações das empresas apoiadas caíram 4,1%, enquanto as empresas não apoiadas registraram uma queda de 33,2%. Entre 2010 e 2014, as ações do projeto levaram a um crescimento de 40 para 76 destinos. Nesse período, o crescimento dos valores em dólares das empresas apoiadas foi 156,3% superior ao das empresas não apoiadas.

O calendário de ações de 2015 encerra-se com o Projeto Comprador Orchestra Brasil Experience, em Bento Gonçalves, de 16 a 20 de novembro, com a participação de 20 importadores convidados.

Publicado em: 2015-10-07