Desde 1977, a feira Movelsul Brasil ampara o fortalecimento da indústria moveleira de Bento Gonçalves, tendo sempre presente que, em torno de uma indústria e de sua produção, se desenvolve a sociedade. Para as comemorações de 20 edições da feira, o Sindmóveis cria ações que envolvem a comunidade local e reforçam a mensagem de que em Bento Gonçalves está o principal polo moveleiro do país.

Com o projeto Somos Móveis, o Sindmóveis desenvolverá três grandes ações que são um convite à reflexão sobre a importância que a indústria moveleira tem para o município e como os frutos desse setor romperam fronteiras e chegaram a todo o mundo. Além de um portal de memórias da feira na internet e de um evento itinerante de janeiro a março, período que antecede a feira, a Movelsul Brasil quer deixar um legado para comunidade sob a perspectiva do design.

Esse legado é a revitalização dos brinquedos da praça Achyles Mincarone, no bairro São Bento. Para viabilizar a ação, o Sindmóveis convidou os estúdios Bria Design, Eduardo Nuncio, Intervento Design, Studio Marta Manente, Projeto 3 e UNT Design a criarem novas peças para o parquinho. O projeto segue as normas vigentes de fabricação e conta com o suporte de um arquiteto responsável. A fabricação dos brinquedos ficará a cargo do Sindmóveis e a instalação conta com apoio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Turismo. Um evento de inauguração será realizado em janeiro, marcando o início das comemorações das 20 edições de Movelsul Brasil.

Na web, a história da Movelsul Brasil será contada em formato de linha do tempo com todo o material captado nos bancos de imagens do Sindmóveis. Esse arquivo será transformado em uma rede social colaborativa e informativa. O site será interativo e quem tiver contribuições poderá incluir no portal. A ideia é que esse seja um grande arquivo público da trajetória feira.

A comunidade será convidada a compartilhar todas as ações com a #SomosMóveis. A 20ª edição da Movelsul Brasil, a maior feira de móveis da América Latina para lojistas e especificadores, ocorre de 14 a 18 de março de 2016, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br

Fontes:

Publicado em: 2015-11-20

Leia também: