Empresas de móveis e complementos de todo o país estarão reunidas em Bento Gonçalves de 14 a 18 de março de 2016, apresentando seus lançamentos ao mercado varejista na 20ª edição da Movelsul Brasil. Grandes marcas estão confirmadas para a feira, que espera mais de 30 mil visitantes profissionais nos cinco dias de evento, além de uma geração de negócios estimada em US$ 300 milhões para um horizonte de 12 meses.

Com patrocínio de Duratex, Renner Sayerlack e Banrisul, a feira traz uma campanha de comunicação que reforça sua presença no planejamento de vendas das fábricas, na criação do mix de produtos do varejo e nos lares de todo o Brasil, com o slogan “Movelsul Brasil, há 20 edições em sua vida”. Promovida desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, o evento conecta fabricantes, lojistas e consumidores a cada dois anos, atuando como um verdadeiro fio condutor entre as pontas da cadeia moveleira.

Em sua história, a Movelsul Brasil já teve mais de 1.500 empresas expositoras. A primeira edição da feira ocorrera ao mesmo tempo em que o setor moveleiro consolida-se como atividade líder na economia de Bento Gonçalves. A 1ª Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves reuniu 24 fabricantes de móveis da cidade. A partir de 1988, a feira passa a ser denominada Movelsul, já com mais de 100 expositores. Esse ano marcou, ainda, a primeira edição do Prêmio Salão Design, que também comemora suas 20 edições – já que, a partir da criação da feira Casa Brasil, passou a ser realizado anualmente.

Nos últimos 15 anos, a Movelsul Brasil se internacionalizou, com a realização do Projeto Comprador, a partir de 2000. A feira formalizou, em 2012, a segmentação de seus expositores por tipologia de produto, seguindo o modelo adotado pelas principais feiras do setor no mundo, como o Salone Internazionale Del Móbile e IMM Cologne. Nesse modelo, o tempo de visitação ganha objetividade, ampliando o poder de compra e a tomada de decisão do lojista visitante.

Em 2016, a Movelsul Brasil espera 200 expositores dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. A feira é aberta à visitação do público profissional e ocorre de 14 a 18 de março de 2016, das 12h às 20h, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. No aplicativo do evento, o visitante encontra o mapa completo e informações sobre as empresas expositoras. Ações voltadas à comunidade bento-gonçalves estão sendo realizadas desde janeiro para celebrar as 20 edições da Movelsul Brasil.

Mais informações sobre a feira podem ser obtidas no site www.movelsul.com.br.

 

Projetos durante a feira

 

Prêmio Salão Design também comemora 20 edições

Localização na feira: Pavilhão C

A mostra de premiados e outros finalistas do Salão Design também será especial neste ano, com a comemoração das 20 edições do prêmio. Promovido desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves e com patrocínio de Berneck, o projeto integra criatividade e inovação tecnológica a móveis, acessórios e iluminação por meio do design, sendo considerada a maior premiação do gênero na América Latina.

Como nas últimas edições, o Prêmio Salão Design recebeu inscrições em sete categorias: Iluminação; Móveis para dormitório; Móveis para sala de estar e jantar; Móveis para cozinha, área de serviço e banheiro; Móveis para área externa; Móveis para escritório e home-office; e Acessórios domésticos. Além das premiações em dinheiro, serão concedidos os já tradicionais troféus Professor Orientador, para o orientador indicado no projeto dos estudantes premiados, e Prêmio Madeiras Alternativas, que premia o melhor projeto da edição fabricado a partir de espécies que o Serviço Florestal Brasileiro considera como não muito utilizadas. 

A comissão julgadora foi formada por cinco renomados profissionais e acadêmicos brasileiros: os designers Angela Carvalho, Glaucia Binda, Gustavo Bertolini, Ivens Fontoura e Paulo Biacchi. Nessa edição, os premiados participam de duas mostras: depois da Movelsul Brasil, os premiados seguem para a estreia da feira High Design – Home&Office Expo, que será o carro-chefe do São Paulo Design Weekend, em agosto de 2016.

 

Projeto Comprador terá 30 importadores convidados

Localização na feira: Pavilhão E

Como já é tradição, a Movelsul Brasil vai promover mais uma edição do Projeto Comprador. A iniciativa do Sindmóveis Bento Gonçalves, em parceria com a Apex-Brasil, promove rodadas de negócios entre empresas brasileiras e importadores de diversos países. A iniciativa ocorre desde o ano 2000 e na última edição, alavancou mais de US$ 35 milhões em exportações.

Para esse ano, até o momento, foram convidados 30 importadores de 16 países: Argélia, Argentina, Bulgária, Catar, Chile, Colômbia, Curaçao, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Honduras, Marrocos, Moçambique, Panamá e Peru. Além das empresas expositoras, as rodadas terão participação de indústrias do Projeto Brazilian Furniture.

 

Gran Prix Senai de Inovação

Localização na feira: Pavilhão C

O Grand Prix Senai de Inovação, inspirado em um modelo sueco, é um showroom de inovação aberta que funciona como uma competição entre equipes multidisciplinares com foco na solução de problemas específicos da indústria. Essa é a segunda edição do projeto no Rio Grande do Sul e o objetivo é mobilizar uma rede de inovação tecnológica para receber, selecionar e conceber ideias, conceitos e protótipos em apoio à competitividade da cadeia produtiva moveleira.

Durante os cinco dias da Movelsul Brasil, três escuderias multidisciplinares terão que encontrar soluções trabalhando em aquários de onde os visitantes poderão acompanhar tudo em tempo real. Cada equipe terá de propor projetos para os temas propostos. O processo de criação segue a metodologia DIP, Desenvolvimento Integrado de Produto, resultado de uma parceria entre o Senai, o Consorzio Politecnico Di Milano (Poli.Design, Itália) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, Estados Unidos).

Os temas específicos para essa edição do Gran Prix estão relacionados à energia, água, lixo e segurança no trabalho. No último dia da competição, uma banca composta por representantes de empresas, entidades e da sociedade escolherá os melhores projetos, que serão premiados.

 

Serviço

Movelsul Brasil 2016

O que: Feira de móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: de 14 a 18 de março de 2016, das 12h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberto apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)

Fontes:

Publicado em: 2016-02-15

Leia também: