A 20ª edição da Movelsul Brasil sediará o projeto Gran Prix Senai de Inovação, uma competição entre escuderias multidisciplinares que busca inovações para o setor moveleiro. Durante os cinco dias de feira, três equipes de sete integrantes cada trabalharão em um ambiente que simula um aquário humano, competindo em busca de soluções com foco em energia, água, lixo e segurança no trabalho.

A ideia é propor uma rede de inovação tecnológica para receber, selecionar e criar ideias, conceitos e protótipos. O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, explica que o projeto é transversal e pode ser aplicado em todos os setores econômicos, aproximando entidade e empresas em uma competição sadia pela qualificação. Ele destaca que a ação conta com apoio técnico do Senai e as ideias são prototipadas e testadas, buscando sua viabilidade.

O modelo é inspirado num modelo sueco de inovação e acontece pela segunda vez no Rio Grande do Sul – a primeira edição foi em 2014, durante a feira de tecnologia e informação BITS, em Porto Alegre. “O projeto desmistifica a inovação, provando que é possível desenvolver ideias relevantes para a indústria com muito pouco”, pontua Trein.

O presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, exalta os projetos paralelos da Movelsul Brasil como fomento aos negócios. Segundo ele, além da geração de negócios por meio da atração de lojistas e importadores, a feira sempre destina esforços para a inovação no setor moveleiro, ampliando sua competitividade. “Essa ação em parceria com o Senai vem mostrar ao visitante a preocupação da indústria de móveis com a qualificação de seus processos, especialmente num momento como o atual, em que a demanda por eficiência é máxima”, pontua.

No último dia da Movelsul Brasil, uma banca composta por representantes de empresas expositoras, entidades e da sociedade escolherá os melhores projetos, que serão premiados. O projeto segue a metodologia DIP (Desenvolvimento Integrado de Produto), resultado de uma parceria entre o Senai, o Consorzio Politecnico Di Milano (Poli.Design, Itália) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, Estados Unidos).

Com patrocínio de Duratex, Renner Sayerlack e Banrisul, a Movelsul Brasil é a principal feira de móveis da América latina, realizada desde 1977 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves. A 20ª edição ocorre de 14 a 18 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

 

Serviço

Movelsul Brasil 2016

O que: Feira de móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: de 14 a 18 de março de 2016, das 12h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberto apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)

Informações: www.movelsul.com.br

Fontes:

Publicado em: 2016-03-04

Leia também: