Com uma cerimônia marcada pelo discurso combativo do presidente do Sindmóveis, Henrique Tecchio, inicia nesta segunda-feira a 20ª edição da Movelsul Brasil, a principal feira de móveis e complementos para o setor varejista da América Latina. A solenidade teve a presença histórica de diversos ex-presidentes e do governador do Estado, José Ivo Sartori.

Em sua fala, o presidente Henrique Tecchio pontuou que, após o boom no consumo de móveis entre 2008 e 2012, quando os olhos estavam totalmente voltados à emergente classe c, a ressaca bateu forte no setor moveleiro. O presidente citou dados econômicos que comprovam a degradação de desempenho do segmento: “Em 2015, o faturamento da indústria moveleira teve queda de 13,4%. Depois das concessionárias de veículos, os móveis tiveram o pior desempenho setorial no ano. Que governo é esse que se diz dos trabalhadores e teve a capacidade de ceifar milhares de empregos no ano de 2015 em todo país?”.

O prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, destacou que a Movelsul Brasil expressa o desenvolvimento do setor de madeira e móveis. “Vejo passar por esses pavilhões os milhares de empregos que sustentam a economia de Bento Gonçalves. Essa feira mostra que podemos, sim, contribuir para as mudanças que nossa nação tanto precisa”, afirma.

Também num discurso otimista, o governador José Ivo Sartori elogiou o empenho do setor moveleiro para essa edição comemorativa da Movelsul Brasil, destacando que não se pode passar pano em cima da realidade que se apresenta, mas que as dificuldades não podem paralisar iniciativas como a feira. Segundo ele, esse ambiente de negócios expressa o empenho da indústria em se reinventar e se transformar de acordo com a circunstância – algo que o Poder Público também deveria fazer. “O Estado, quando não pode realizar, não pode atrapalhar quem faz. Nós vamos fazer aquilo que precisa ser feito, no tempo que tiver que ser feito, desde que a sociedade aceite”. 

Apesar disso, o presidente comemorou o marco histórico das 20 edições de Movelsul Brasil, pontuando que o setor já enfrentou outros momentos de crise anteriormente e que foi justamente nesses momentos que a indústria uniu-se ainda mais em busca de tecnologia e inovação para aumentar sua competitividade. “não é por acaso que a feira chega a sua 20ª edição. Bento Gonçalves está na rota dos grandes eventos do setor, e a Movelsul Brasil segue como uma oportunidade para fomentar os negócios na região, no Brasil e no mundo. Vamos lembrar deste momento como um daqueles em que empregamos ainda mais energia para  superar as dificuldades externas”, destaca.

A Movelsul Brasil segue até a próxima sexta-feira, 18, com 238 expositores dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões. Com patrocínio de Duratex, Renner Sayerlack e Banrisul, a feira espera mais de 30 mil visitantes profissionais e estima uma geração de negócios de US$ 300 milhões para um horizonte de 12 meses.

 

Serviço

Movelsul Brasil 2016

O que: Feira de móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: de 14 a 18 de março de 2016, das 12h às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Expositores: 238 de sete estados (Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberto apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)

Informações: www.movelsul.com.br

Fontes:

Publicado em: 2016-03-14

Leia também: