Na última quarta-feira, dia 16, a Movelsul Brasil reuniu expositores, patrocinadores e designers para a cerimônia de premiação dos 26 trabalhos agraciados na 20ª edição do Salão Design. Destinado a promover espaço para a criatividade, o empreendedorismo, a sustentabilidade e a inovação tecnológica, o prêmio é o maior da América Latina.

Foram 15 premiações em dinheiro nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria; um prêmio Madeiras Alternativas; dois troféus Professor Orientador e oito menções honrosas, totalizando 26 agraciados. A comissão julgadora foi composta por cinco profissionais do design: Angela Carvalho, Glaucia Binda, Gustavo Bertolini, Ivens Fontoura e Paulo Biacchi.  Os jurados consideraram quesitos como originalidade, fidelidade do produto em relação ao projeto apresentado, forma e função, ergonomia, acabamento, segurança e sustentabilidade.

E seu pronunciamento, a diretora do Salão Design, Cristiane Silveira, pontuou que o prêmio acompanhou o desenvolvimento de vários designers hoje conhecidos nacionalmente e internacionalmente, que começaram sua trajetória na premiação como estudantes, evoluindo para a modalidade profissional e, atualmente, alguns deles já tem seus nomes ligados à indústria moveleira. “Quando esses elos são criados, temos a sensação de que trilhamos o caminho certo, pois reforça a visibilidade que a premiação pode proporcionar aos seus participantes”, destaca.

O designer, professor, museólogo e crítico de arte e design Ivens Fontoura foi surpreendido com uma homenagem do Prêmio Salão Design pelas 12 edições como jurado. Como professor universitário, Ivens Fontoura criou e coordenou o primeiro curso de pós-graduação em Design de Móveis do Brasil (UNOPAR, Londrina-PR). Presidiu a Associação Nacional de Designers e a Associação Latino-americana de Design. Ele ainda escreve sobre Design, leciona Teoria do Design e preside a ABCD - Associação Brasileira de Críticos de Design.

O Prêmio Salão Design teve 750 trabalhos inscritos em 2016 e 12.588 em sua história. A 21ª edição do prêmio abre inscrições em outubro desse ano, mas, antes disso, os premiados desse ano participam de mais uma mostra de produtos – em agosto, durante a High Design – Home & Office Expo, feira âncora do DW! São Paulo Design Weekend, em São Paulo. Até a próxima sexta-feira, as peças podem ser apreciadas no pavilhão C da Movelsul Brasil 2016, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.

Fontes:

Publicado em: 2016-03-17

Leia também: