A 20ª edição da Movelsul Brasil 2016 encerra hoje com grandes perspectivas de exportações para os fabricantes de móveis e complementos presentes na feira. Esse foi o grande destaque apontado pelo presidente Henrique Tecchio, que revelou uma parcial de 25 mil visitantes profissionais ao Parque de Eventos de Bento Gonçalves nos quatro primeiros dias – lojistas, investidores, representantes comerciais e especificadores do Brasil e outros 47 países. A presença de estrangeiros foi, segundo o presidente da feira, o grande destaque da feira. “Havia um grande medo da feira ser impactada demais pela situação política e econômica, mas considero que essa edição foi um divisor de águas: não apenas por ser uma edição histórica por si só, mas também por ter se realizado com sucesso num período de tantas adversidades”, destaca.

Embora o evento não tenha, ainda, alcançado sua projeção de 30 mil visitantes, o presidente Henrique Tecchio pontua que a intenção de negócios na feira surpreendeu. Segundo ele, esse reajuste de expectativas é natural, já que também os expositores precisaram reduzir seus investimentos para participar da feira com qualidade. Em função disso, as próprias indústrias trouxeram um menor número de convidados. “Apesar disso, surpreende a qualidade e efetividade do visitante. Houve expositores que usavam a feira mais como canal de relacionamento e tiveram que providenciar talões de pedido para fechar negócios aqui mesmo”, comemora.

Entre as ações da Movelsul Brasil 2016 para a atração de visitantes, o presidente destacou o traslado diário e gratuito de hotéis de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Garibaldi para a feira e dos aeroportos de Caxias do Sul e Porto Alegre. Também nessa edição, a feira custeou, de forma inédita, a vinda de 300 lojistas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina numa ação batizada de Movimento Movelsul. “Estivemos atentos ao movimento do mercado e nos adaptamos a ele. Naturalmente, a situação do mercado interno tem impacto negativo sobre o setor e buscamos alternativas para equilibrar essa conta. O lojista nacional tem grande relevância para nossos expositores, mas o movimento do mercado externo apresentou oportunidades maravilhosas”, pontua Tecchio.

 

Próximas ações

 

O Sindmóveis Bento Gonçalves ainda tem dois importantes e inéditos eventos para este ano. Pela primeira vez na história, a entidade terá um espaço no Salão Internacional do Móvel de Milão (ISaloni), na Itália. A ação tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do projeto Raiz, braço do Projeto Orchestra Brasil que promove as exportações do serviço do designer brasileiro.

Estarão apresentando seus produtos assinados nesse espaço os seguintes designers: Bruno Faucz, Estudiobola, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Juliana Llussá, Marta Manente, Paulo Alves, Ronald Scliar Sasson e Sérgio Fahrer. O ISaloni ocorre de 12 a 17 de abril.

Depois, de 09 a 11 de agosto, se realiza no SP Expo a primeira edição da High Design – Home & Office Expo, uma feira que reunirá as principais tendências, inovações e lançamentos em mobiliário de alto padrão, móveis planejados e complementos, móveis e objetos autorais, soluções para cozinhas e banheiros, superfícies e light design e automação. Esse evento é direcionado a arquitetos, designers de interiores, decoradores, construtores, engenheiros, lojistas e compradores internacionais e será a feira âncora do DW! São Paulo Design Weekend.

A High Design Expo é promovida pela gigante britânica de eventos Informa Group e idealizada pela Summit Promo, numa parceria com a Casa Brasil, do Sindmóveis Bento Gonçalves.

 

Fontes:

Publicado em: 2016-03-18

Leia também: