A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil tem deixado a sua marca nos principais circuitos de design do mundo. Depois de sua primeira participação com estande nos pavilhões principais do iSaloni, o Projeto Raiz de promoção do serviço do designer brasileiro parte agora para os dois principais eventos nos Estados Unidos voltados a lojistas e arquitetos: as feiras Maison&Objet, de 10 a 13 de maio, e a International Contemporary Furniture Fair (ICFF), de 14 a 17 de maio. Nesses eventos, a parceria entre Sindmóveis Bento Gonçalves e a Apex-Brasil vai apoiar individualmente 10 estúdios. 

A modalidade de apoio em estande individual da ênfase ao designer e estimula a geração de negócios para os estúdios que demonstram interesse no mercado norte-americano e foram avaliados com maturidade para atuação no mercado internacional pela equipe do projeto. Tradicional evento realizado em Paris, a Maison&Objet expandiu horizontes pelo mundo, lançando feiras em Singapura e Miami Beach, onde terá sua segunda edição no Convention Center da cidade. A feira é voltada ao mobiliário contemporâneo em geral, decoração e acessórios para residências e espaços comerciais. São esperados cerca de nove mil visitantes e 300 expositores. Serão quatro os brasileiros apoiados nessa feira: Aristeu Pires, Marton Estúdio, NDT Design e Paulo Alves.

A ICFF, por sua vez, é a principal vitrine de design global na América do Norte. A feira inclui os segmentos de móveis para interiores, cadeiras, tapetes e pisos, iluminação, móveis para exteriores, materiais, revestimentos de parede, acessórios, têxteis, cozinha e banheiro e fabricantes, atraindo mais de 700 expositores e um total de 32 mil profissionais do setor de todo o mundo. A 28ª edição anual da ICFF será realizada no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, com participação de nove designers brasileiros apoiados pelo Projeto Raiz: Aristeu Pires, Bold Design Company, estudiobola, Guto Indio da Costa, Jader Almeida, Lattoog, Marta Manente, NDT Design e Paulo Alves.

Além da participação na feira, o Projeto Raiz participa do Media Talks da ICFF. Será uma mesa redonda sobre o impacto global do design brasileiro, conduzida pelos designers Guto Indio da Costa e Leonardo Lattavo para a imprensa e convidados, no dia 16 de maio, às 14h30min. O projeto conta com apoio de uma consultoria comercial nos EUA, encarregada de organizar reuniões de negócios no período dos eventos. Também é previsto um retail tour às principais redes de varejo da cidade. O Projeto Raiz representa o braço do design dentro do Projeto Orchestra Brasil, desenvolvido desde 2006 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A nova marca expressa a soma de culturas que alimenta a criatividade nacional.

O planejamento estratégico desse projeto, exclusivo para os designers, tem ênfase no mercado norte-americano e oferece, além da participação em eventos do circuito mundial de design, consultoria comercial para os estúdios participantes e um hotsite que será lançado neste ano como base para um futuro site B2C com foco no mercado dos Estados Unidos. A renovação do projeto é prevista para julho/2016, quando passará a integrar como mercado-alvo também o Reino Unido.

Fontes:

Publicado em: 2016-05-04

Leia também: