Realizada de 9 a 11 de agosto de 2016, no São Paulo Expo, em São Paulo, a 1ª edição da High Design – Home & Office Expo foi encerrada com excelente visitação e crítica. Dentre diversas novidades durante os três dias, a histórica primeira edição teve suas expectativas superadas, reuniu público qualificado e movimentou o setor. A mostra dos vencedores da 20ª edição do Prêmio Salão Design foi um dos destaques na programação paralela da feira, em um espaço de 200 m². Grandes nomes do design brasileiro, como Zanini de Zanine, Jader Almeida, Maurício Arruda, Bel Lobo e Guto Indio da Costa circularam pela mostra dos premiados.

O CEO da Summit Promo, entidade parceira do Sindmóveis na realização da feira, Lauro Andrade, destaca que a High Design Expo nasce honrando a tradição da Casa Brasil, que teve quatro edições em Bento Gonçalves. Para ele, é um orgulho integrar o mundo criativo e o produtivo e ter feito um evento que, embora não gigantesco, nasce forte e consolidado, colocando o Brasil no circuito mundial de feiras do setor moveleiro. “Estamos felizes por trazer esse legado positivo e dar um pouco do toque do mercado global a ele”, comemora Lauro.

Segundo ele, a proposta da feira era seguir o formato contemporâneo dos eventos do segmento, que integram geração de negócios e conteúdo, enriquecendo a presença das pessoas. “Para virem a São Paulo e dedicarem seu tempo a essa proposta, elas têm que receber experiências únicas e exclusivas. Recebemos lojistas, arquitetos, construtoras, importadores e imprensa em grande quantidade. Ultrapassamos todas as expectativas com grande qualidade. Ou seja, a Serra Gaúcha esteve muito bem representada”, completa.

Destaque para a sustentabilidade

Entre as tendências fortes nessa primeira edição da High Design Expo, muitas expositoras buscaram diferenciação de matérias-primas e texturas. Tapetes tecidos a partir de fibras naturais com algodão ao cru roubaram a cena pelo apelo estético, ambiental e valorização do trabalho artesanal brasileiro. Os revestimentos que surgem a partir do reaproveitamento de pele de peixes também apareceram como opção sustentável. A harmonia das ripas de madeira teca de reflorestamento e o colorido das cordas náuticas dividiram espaço com a lã de ovelha e tecidos obtidos pelo beneficiamento de garrafas pet.

A High Design Expo 2017 já tem data confirmada: será de 08 a 10 de agosto de 2017.

Publicado em: 2016-08-12