Couro e criatividade são os recursos principais que guiam o projeto Design na Pele, uma das mais festejadas iniciativas mundiais ligando moda, arte e o segmento curtidor. O projeto está no desenvolvimento de sua terceira edição, contando com a união de indústrias e designers para a produção de artigos usando o couro como matéria prima central. Uma destas parcerias é entre BRV Móveis e Studio Marta Manente, ambos de Bento Gonçalves, com Cortume Krumenauer. O Design na Pele integra o Brazilian Leather – projeto de incentivo às exportações de couro brasileiro realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este ano há o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Nesta terceira edição do Design na Pele, o Studio Marta Manente irá trabalhar com a BRV Móveis para elaboração de peças para escritório e residências a partir de couros especialmente trabalhados pelo curtume Krumenauer. O estúdio é um dos participantes do Projeto Raiz de promoção internacional do serviço do designer brasileiro, uma parceria entre a Apex-Brasil e o Sindmóveis Bento Gonçalves. O desenvolvimento destes artigos tem como foco o mercado norte-americano. “Estamos com uma expectativa muito positiva. Queremos criar produtos para um público consumidor exigente, porém, ávido por novidades e tendências”, destaca Rodrigo Benini, da exportação da BRV Móveis. A opinião de Rodrigo é compartilhada pela designer Marta Manente, que destaca o trabalho pautado pela ousadia e criatividade no Design na Pele. Segundo Marta, o desenvolvimento de sua parceria com BRV Móveis está voltado a renovar as técnicas e aplicações do couro em mobiliário para enaltecer a matéria prima-brasileira no exterior.

O curtume desta parceria do Design na Pele, Krumenauer, já protagonizou uma edição passada do projeto, cujas peças foram expostas na Itália, China, Vietnã e em Hong Kong. A empresa é reconhecida pela sustentabilidade e qualidade de seus couros, convergindo com os valores que norteiam a execução do Design na Pele.

Além de BRV Móveis, Studio Marta Manente e Krumenauer, há outras parcerias em andamento no Design na Pele edição 3, tanto em móveis como em calçados. O cronograma prevê o lançamento das primeiras peças no mercado no primeiro semestre de 2017.

Sobre o Projeto Raiz

Projeto setorial de promoção internacional do serviço do designer brasileiro, o Projeto Raiz é conduzido pelo Sindmóveis Bento Gonçalves em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Reconhecendo que a soma de culturas alimenta a criatividade nacional e nutre uma personalidade única, o projeto Raiz tem como objetivo promover internacionalmente os designers brasileiros de móveis e seu trabalho, influenciado por toda a cultura que o cerca. Suas ações têm foco nos Estados Unidos e incluem, além da promoção comercial, uma consultoria de mercado.

Publicado em: 2016-10-10