Estão encerradas as inscrições para a 21ª edição do Prêmio Salão Design, a principal premiação de design de produto da América Latina. Estão concorrendo nesta primeira etapa 776 projetos nas categorias Estudante, Profissional e Indústria. Além do Brasil, tiveram expressiva participação projetos do Uruguai, Argentina e Colômbia.

Na primeira quinzena de dezembro, a comissão julgadora, composta pelos designers, Brunno Jahara, Glaucia Binda, Ivens Fontoura, Nicole Tomazi e Paulo Biacchi, vai avaliar um a um os projetos inscritos para a divulgação dos finalistas no mês de janeiro. O julgamento será baseado em quesitos como criatividade e originalidade do projeto; forma e função; benefício em relação aos produtos similares já existentes; materiais utilizados; tecnologia de fabricação; grau de sustentabilidade e viabilidade de produção.

Na segunda etapa do julgamento, os selecionados devem remeter a Bento Gonçalves os produtos em tamanho real para avaliação presencial dos jurados. Com mudanças no regulamento, os projetos concorrem em cinco novas categorias: Espaços Sociais; Espaços Íntimos; Espaços de Trabalho; Inovação em Materiais e Superfícies e uma categoria específica para E-commerce.

O Prêmio Salão Design é promovido pelo Sindmóveis Bento Gonçalves desde 1988. Mais que uma vitrine de tendências, ano após ano a premiação reflete a evolução dos processos produtivos e a preocupação com o fazer sustentável, sendo essa a sua principal contribuição para a indústria moveleira. Em sua história, o Prêmio Salão Design já teve 13.584 produtos inscritos. 

Fontes:

Publicado em: 2016-11-23

Leia também: