A consolidação do polo moveleiro de Bento Gonçalves é estreitamente conectada à história do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A partir dos anos 1970, sindicato e indústria cresceram lado a lado, configurando aquele que hoje é o maior polo moveleiro do país. Na próxima quarta-feira, dia 18, o Sindmóveis reúne os principais personagens dessa história na cerimônia de seus 40 anos de fundação, quando também ocorrerá a posse da 17ª diretoria da entidade, presidida pelo empresário Edson Pelicioli, da Ideias&Conceitos.

O embrião do Sindmóveis nasce, na verdade, em 1973, quando um grupo de empresários fundou a Associação Profissional de Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, tendo como primeiro presidente Elino Periolo e Dorvalino Pozza como vice. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em 1977 a entidade recebe a denominação de Sindmóveis. Naquele momento, organizava-se a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, hoje consolidada como a Movelsul Brasil, a mais importante feira do setor na América Latina.

Para o empresário Henrique Tecchio, que presidiu a entidade nos últimos três anos, a marca de um grande polo moveleiro está na assinatura de Bento Gonçalves, junto do turismo, dos vinhos e da mesa farta. Segundo ele, é o Sindmóveis quem amarra os interesses da indústria moveleira e conduz esforços na direção de um crescimento ainda mais sustentável e articulado. “Os moveleiros daqui consolidaram a indústria de planejados, a estratégia de lojas exclusivas e o engajamento de design no processo produtivo, o que ainda vai amadurecer muito mais nos próximos anos. É um orgulho fazer parte desse momento que, embora delicado, é de comemorações para todos que passaram pelo Sindmóveis até hoje”, frisa.

 

A representatividade do setor

Atualmente, o polo moveleiro de Bento Gonçalves representa 31% da indústria moveleira do Rio Grande do Sul e tem uma participação de 45% no faturamento da indústria do município. São aproximadamente 300 indústrias. O Sindmóveis, por sua vez, oferece inúmeros benefícios a seus associados, como assessoria jurídica e trabalhista; pesquisa de cargos e salários; banco de dados do setor; palestras; treinamentos e a representação sindical.

Entretanto, a entidade é reconhecida por seu papel na promoção comercial e estratégias de posicionamento, promovendo a feira Movelsul Brasil, tendo criado a feira Casa Brasil, hoje em São Paulo com a denominação High Design Home & Office Expo; o Prêmio Salão Design; e os projetos Orchestra Brasil e Raiz de promoção das exportações, em parceria com Apex-Brasil.

Em sua próxima gestão, o Sindmóveis será presidido pelo empresário Edson Pelicioli, com apoio de outros oito executivos: vice-presidente e diretor comercial Vinicius Benini (BRV Móveis); diretor Jurídico-Trabalhista Alexandre Michelin (Bertolini); diretora Operacional Marlei Pena Vian (Todescredi/Grupo Todeschini); diretor de Comunicação Edson Busin (Unicasa Móveis); diretor Internacional Leonardo Dartora (Politorno); diretor de Infraestrutura Vitor Agostini (Casttini Móveis); diretor de Serviços Cassiano De Paris (Perlare); diretor do Prêmio Salão Design Eduardo Nuncio (Móveis Carraro).

Fontes:

Publicado em: 2017-01-13

Leia também: