Encerrada a primeira fase de julgamento do Prêmio Salão Design 2017, os jurados anunciaram a seleção de 130 projetos para a próxima fase. Os finalistas devem enviar, no início de maio, seus produtos ou protótipos em tamanho natural para a escolha dos premiados. Neste ano, a mostra dos vencedores e cerimônia de premiação serão em São Paulo, em agosto, durante a feira High Design Home&Office Expo.

Considerada a principal premiação de design de produtos da América Latina, o Prêmio é realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves e foi pioneiro ao apontar oportunidades de diferenciação do setor moveleiro por meio do design. Nessa 21ª edição, serão distribuídos até R$ 205 mil em prêmios nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria.

A comissão julgadora da 21ª edição do Prêmio Salão Design traz jovens nomes do design brasileiro que ecoam no mundo, com a estreia dos designers Brunno Jahara e Nicole Tomazi como jurados da premiação. Completam o grupo os designers Glaucia Binda, Paulo Biacchi e Ivens Fontoura, que também é museólogo e historiador.

O Prêmio Salão Design 2017 teve 776 inscritos. Nessa edição, o prêmio se reestrutura em cinco novas categorias: Espaços Sociais; Espaços Íntimos; Espaços de Trabalho; Inovação em Materiais e Superfícies e uma categoria específica para E-commerce.  Além das premiações em dinheiro, serão concedidos os já tradicionais troféus Professor Orientador, para os orientadores indicados nos projetos dos estudantes premiados, e Madeiras Alternativas, que premia o melhor projeto da edição fabricado a partir de espécies que o Serviço Florestal Brasileiro considera como não muito utilizadas. 

A lista dos selecionados está disponível para consulta no endereço www.salaodesign.com.br/blog

Fontes:

Publicado em: 2017-01-24

Leia também: