Fortalecer o posicionamento do designer brasileiro, destacando criatividade, inovação e potencial de crescimento, é o objetivo do Projeto Raiz (Raiz Project) durante Semana de Design de Milão 2017, entre os dias 4 e 9 de abril no circuito FuoriSaloni. O Projeto Raiz (Raiz Project) está dentre os participantes do Evento Be Brasil. Após a apresentação em Milão as peças do Projeto Raiz (Raiz Project) seguem para uma mostra na Embaixada do Brasil em Roma.

O evento Be Brasil é organizado, pela primeira vez na Semana de Design de Milão, pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos). A mostra estará aberta de 4 a 9 de abril, na Universidade de Milão, com a exposição de peças selecionadas de 60 empresas brasileiras dos setores de mobiliário, iluminação, rochas ornamentais e cerâmicas.

Serão apresentados produtos que destacam os principais atributos do design brasileiro: criatividade, inovação e sustentabilidade. As empresas também vão participar de rodadas de negócios com compradores internacionais e a programação inclui ainda o seminário Be Brasil Talks, com designers brasileiros. A mostra Be Brasil apresentará um panorama do design brasileiro contemporâneo, incluindo desde criações artesanais até a produção realizada em sintonia entre designers e grandes indústrias.

Criado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) em parceria com a Apex-Brasil, o Projeto Raiz (Raiz Project) tem como objetivo promover internacionalmente os designers brasileiros de móveis e seu trabalho, influenciado por toda a cultura que o cerca.

Para os coordenadores do Projeto Raiz (Raiz Project) a participação na semana de Design de Milão é um endosso da criatividade e da qualidade do trabalho dos designers brasileiros. “A participação neste evento contribui diretamente para  a formação e o posicionamento da imagem dos designers brasileiros de móveis para o mercado global, inclusive para o mercado de design norte-americano, foco comercial do projeto”, resume Ana Cristina Schneider, Consultora do Sindmóveis Bento Gonçalves e Projeto Raiz (Raiz Project).

Designers: Noemi Saga Atelier (Xingu Bench), Sérgio Fahrer e Jack Fahrer (Toá Chair), NDT Design (NDT Cake Stand e NDT Bread Basket), Paulo Alves (Bar), Aristeu Pires Design (chaise Pitu), estudiobola (Diamante), Estúdio Ronald Sasson (Armchair De Beers), ITENS por Ana Neute (Shanghai table lamp), Jader Almeida (cadeira Norma), Leo Romano (Banco Chuva), Índio da Costa Design (Banco Infinito), Studio Marta Manente Design (Revoar), Alessandra Delgado (Bossa) e Carol Gay (CaramBola Vase).

Após a apresentação em Milão as peças do Projeto Raiz (Raiz Project) seguem para uma mostra na Embaixada do Brasil em Roma. A mostra itinerante por diferentes embaixadas brasileiras na Europa, começa no dia 08 de junho de 2017 e tem duração de dez dias. 

 

Sobre o Projeto Raiz

A cultura brasileira tem reconhecimento internacional e o mobiliário autoral do Brasil tem deixado a sua marca nos principais circuitos de design do mundo. Esta é a percepção do Sindmóveis Bento Gonçalves e a Apex-Brasil, que através do Projeto Raiz (Raiz Project) estimula a geração de negócios para os estúdios de designers com maturidade para atuação no mercado internacional e com interesse neste primeiro momento no mercado norte-americano. 

A partir de ações voltadas para a conquista do mercado internacional o Projeto Raiz (Raiz Project) intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada dos designers de móveis nos mercados prioritários com todo suporte necessário e a partir da segmentação do grupo conforme seu nível de internacionalização.

O Projeto Projeto Raiz (Raiz Project) foi criado em 2012, como um braço do Projeto Orchestra Brasil (existente desde 2006), uma parceira entre o Sindmóveis e a Apex-Brasil, voltada para a internacionalização da cadeia de fornecedores da indústria moveleira brasileira. Em 2012 foi então inserido o segmento de design que em 2014 recebeu o nome de Projeto Raiz (Raiz Project), como resultado do Design Challenge, uma iniciativa desenvolvida ao longo do último ano com os estúdios, onde o objetivo era gerar experiência na criação de produtos a partir da visão de uma equipe norte-americana. A nova marca expressa a soma de culturas que alimenta a criatividade nacional.

O Sindmóveis Bento Gonçalves investe e aposta no design como diferencial competitivo para o setor moveleiro nacional desde 1988, com a criação do Prêmio Salão Design. Mais tarde, em 2007, o Sindmóveis criou a Casa Brasil, feira de mobiliário de complemento de alto padrão que, a partir de 2016 passou a ser realizada em São Paulo com novo nome: High Design – Home &Office Expo.

Fontes:

Publicado em: 2017-04-03

Leia também: