Rodadas de negócios entre designers brasileiros e importadores convidados movimentaram o estande do Projeto Raiz de incentivo às exportações durante a High Design Home & Office Expo. A iniciativa, promovida pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), explora o potencial do serviço do designer brasileiro em regiões de interesse comercial, em especial os mercados americano e europeu.

Foram convidados para essas negociações agentes dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra com especial interesse pelo design brasileiro, estabelecendo, assim, o primeiro contato para futuras negociações dos estúdios nesses países. São distribuidores e redes de varejo que puderam conhecer o trabalho autoral de estúdios participantes do projeto e expositores da feira. As reuniões foram realizadas em dois dias, totalizando mais de 60 rodadas.

A designer Marta Manente, do Studio Marta Manente, foi surpreendida pela efetividade das rodadas de negócios – que, segundo ela, foram as melhores já promovidas pelo Projeto Raiz. Isso se deve ao perfil dos importadores convidados e o padrão de mobiliário buscado por eles. Nas reuniões com Marta, os agentes estrangeiros mostraram especial interesse por suas peças com estofamentos nobres, com o linho, e especialmente pelas madeiras brasileiras de origem certificada. “Foi o começo de negociações muito interessantes com a Inglaterra e Estados Unidos”, conta.

O Projeto Raiz intensifica estratégias de posicionamento do setor no mercado externo, potencializa a utilização de contatos e relatórios de inteligência comercial para os designers, promove maior compartilhamento de informações e experiências entre as empresas, orienta o avanço da promoção e a entrada destes profissionais nos mercados prioritários com todo suporte individual. 

Fontes:

Publicado em: 2017-08-11

Leia também: