Marco do fortalecimento do associativismo em Bento Gonçalves, o prédio que acolherá as novas sedes do CIC-BG, MOVERGS e SINDMÓVEIS recebeu a visita de representantes das três entidades na manhã de 12 de agosto – oportunidade em que conheceram algumas das facilidades das instalações, cuja previsão de entrega é no mês de novembro deste ano.

O complexo tem 5,2 mil metros quadrados de área construída, contando com quatro pavimentos que abrigarão área administrativa, salas e auditório para 700 pessoas. Esse espaço é um dos destaques da engenharia da obra – mesmo alocado no piso térreo, consegue manter amplos vãos livres, sem a interferência de pilares estruturais. Tal solução é fruto do uso de vigas de concreto protendido, extremamente resistente e frequentemente utilizado em pontes e viadutos. Opção segura, permitiu manter a funcionalidade pretendida para o auditório sem qualquer comprometimento à estrutura da edificação. O prédio também tem elevadores e garagem coberta.

Muito além dos diferenciais estruturais que garantem conforto e comodidade, o projeto tem relevante significado também político – assinala a proposta de trabalho conjunto das entidades em favor dos setores que presentam e, principalmente, do desenvolvimento socioeconômico de toda a região. “Estamos protagonizando uma das conquistas mais relevantes de nossa história, que revela a maturidade das instituições e o compromisso de somarmos esforços em favor do bem coletivo”, disse o presidente do CIC-BG, Laudir Miguel Piccoli.

Momento ímpar na trajetória das entidades, a entrega da nova sede é, também, demonstração de como o cooperativismo gera resultados positivos, na opinião do presidente da MOVERGS, Volnei Benini. “Essa é uma vitória para o segmento empresarial e que certamente vai gerar permitir que tenhamos muitas outras conquistas em conjunto”, avaliou.

Para o presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, a nova estrutura vai possibilitar que o Sindicato ofereça mais e melhores serviços a seus associados. “Esse é um projeto que iniciou em 2004 e pôde ser viabilizado pela parceria entre as entidades. Precisamos sempre exaltar o associativismo desse projeto, que é um dos pilares na atuação do Sindmóveis e uma das razões que elevaram o cluster moveleiro local à posição de destaque que ocupa hoje. Esse centro empresarial trará desenvolvimento para Bento Gonçalves, na medida em que estreita ainda mais os laços entre as entidades e as oportunidades de atuação conjunta", disse.

Durante o encontro, a comitiva foi recepcionada pelo diretor da Construtora Poletto, Cedamir Poletto, responsável pela execução da obra, que conduziu a visita técnica pelos pavimentos e conheceu alguns dos diferenciais do projeto. O projeto de construção da nova sede é fruto de uma aliança entre o CIC-BG, Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS) e Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (MOVERGS), que usufruirão do prédio. Além dessas três entidades, também ASCON, SEGH, SIMPLAV e SINDIBENTO já confirmaram a aquisição de salas no imóvel para abrigar suas sedes administrativas. 

Fontes:

Publicado em: 2017-08-15

Leia também: