O Projeto Orchestra Brasil de incentivo às exportações, promovido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove em outubro duas missões prospectivas e de Inteligência Competitiva à Cidade do México e High Point, nos EUA. Participam dessas ações empresas fornecedoras da indústria moveleira, como fabricantes de tintas, acessórios, tecnologias, maquinário para o setor moveleiro, além de estúdios de design participantes do Projeto Raiz, que fomenta a internacionalização desse serviço.

De 15 a 18 de outubro, o programa começa com uma missão prospectiva, comercial e de inteligência competitiva com rodadas de negócios na cidade americana de High Point, onde se concentra um dos principais polos moveleiros dos Estados Unidos e uma das feiras de móveis mais importantes do mundo. A agenda inclui fabricantes da indústria local de móveis, importadores, além de canais de distribuição de insumos, componentes e matérias-primas utilizadas por esta indústria.

Participam dessa etapa tanto indústrias participantes do Projeto Orchestra Brasil quanto estúdios de design do Projeto Raiz. São as empresas: Brasmacol, Crippa Máquinas, Lavrama, Promob Softwares, Torcetex e os estúdios estudiobola, Fahrer Design, NDT Design e Paulo Alves.

Maior consumidor e maior importador de móveis do mundo, os Estados Unidos devem ter um crescimento médio anual de 2,2% no consumo de móveis até 2020, segundo projeções do Euromonitor. Em 2015, os gastos do consumidor com mobiliário ultrapassaram o valor de US$ 162,9 bilhões. O PIB, por sua vez, tem previsão de aumento de 2,3% em 2017 e 2,5% em 2018. Além disso, os Estados Unidos têm máxima relevância para o Projeto Orchestra Brasil, sendo o principal importador dos insumos vendidos pelas empresas participantes e maior mercado mundial de toda indústria fornecedora de insumos para a cadeia moveleira.

A agenda segue de 19 a 21 de outubro com a prospecção de oportunidades comerciais no polo moveleiro da Cidade do México, incluindo a realização de visitas de negócios e reuniões com a indústria moveleira local, distribuidores e varejo de produtos para o setor. Participam dessa etapa as empresas Akeo, Crippa Máquinas e Pincéis Atlas.

Segunda maior economia e população da América Latina, o México é um mercado prioritário onde o Projeto Orchestra Brasil mantém ações há mais de oito anos. A consultora do Projeto Orchestra Brasil, Ana Cristina Schneider, explica que política comercial brasileira tem se aproximado do México e possíveis restrições dos Estados Unidos podem representar oportunidades para as empresas brasileiras. “O México é um dos dez principais importadores mundiais dos produtos exportados pelas empresas do Projeto Orchestra Brasil. Em relação às indústrias apoiadas pelo projeto, as exportações em dólares para esse mercado cresceram 8,7% em 2015 e 21,1% em 2014”, pontua.

O Projeto Setorial Orchestra Brasil promove a inserção das indústrias fornecedoras da cadeia moveleira. O planejamento para o biênio 2017/2018 amplia as missões associadas a feiras e os investimentos em inteligência comercial a serviço das empresas participantes. O posicionamento do projeto preconiza, sobretudo, o aumento da competitividade da indústria participante no mercado global, a questão da sustentabilidade e o aumento da percepção da imagem do Brasil como fornecedora de insumos e tecnologias para a indústria moveleira.

Fontes:

Publicado em: 2017-10-16

Leia também: