Projeto Varejo vai aproximar indústrias e designers

A Movelsul Brasil, principal feira de móveis para o lojista e especificador da América Latina, lança um projeto inédito e valoroso para sua próxima edição, que se realiza de 12 a 15 de março, em Bento Gonçalves (RS). Chamado Projeto Varejo, a ação desafia a indústria expositora a desenvolver produtos assinados por designers que atendam a demandas específicas do varejo nacional. Amarrando a feira, a indústria, os designers e o varejo, o projeto aumenta a sintonia entre o setor moveleiro e os principais players nacionais do varejo na atualidade.

Para chegar a essas demandas de inovação, tipo de produto e apelo de vendas, a equipe do Sindmóveis conduziu nos últimos meses uma pesquisa qualitativa com algumas das principais redes de lojas clientes da indústria moveleira participante da Movelsul Brasil. A compilação dessas informações resultou num briefing que foi apresentado aos expositores e vai subsidiar o desenvolvimento dessas peças, que podem ser assinadas por designers internos ou estúdios contratados.

O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, foi o porta-voz do Sindmóveis na apresentação do Projeto Varejo para os expositores. Ele exaltou os projetos desenvolvidos pelo Sindmóveis Bento Gonçalves ao longo de sua história de 40 anos para alavancar a indústria moveleira nacional, a exemplo da criação da Movelsul Brasil, do Prêmio Salão Design, dos projetos de internacionalização conduzidos pela entidade e agora do Projeto Varejo.

Nuncio pontua que foi essencial o levantamento conduzido pelo Sindmóveis com os lojistas para alinhamento das expectativas e realidade de seus diferentes públicos. O Sindmóveis, conforme Nuncio, acredita que o design é uma das maiores ferramentas de competitividade da indústria. É justamente a partir dessa proposta de aliar inovação e design que a feira quer gerar mais negócios para a indústria dentro da feira. Assertividade dará o tom da Movelsul Brasil 2018. “Nosso objetivo máximo é que as vendas sejam de sucesso, mas o ganho vai além. Nossa missão como sindicato e representante da indústria é promover o elo entre indústria e varejo a partir do design e isso diz respeito à sustentabilidade da indústria para o futuro”, salienta.

Demandas apontadas

Para dar sequência ao Projeto Varejo, cada indústria expositora poderá produzir até três produtos entre os briefings apresentados. Eles, obrigatoriamente, deverão ser assinados por designers internos ou contratados e deverão estar alinhados às demandas propostas. Esses lançamentos terão destaque durante a Movelsul Brasil 2018, sendo apresentados no estande de cada expositor com um selo que atesta a participação e a preocupação dessa empresa em acolher e atender as demandas do varejo.

De modo geral, o levantamento conduzido pelo Sindmóveis apontou grande preocupação das lojas com a adequação dos produtos ao e-commerce – não somente com facilidade de transporte e resistência das peças, mas também apresentação de manuais simplificados e fichas técnicas adequadas para montagem pelo próprio consumidor.

Projeto alinhado à campanha da feira

Apostando na gradual retomada de desempenho para o setor moveleiro nacional, a Movelsul Brasil 2018 traz uma campanha que valoriza os atributos turísticos da Serra Gaúcha e a tradição de seu polo moveleiro pelo mote do design, a campanha da feira de móveis provoca o expositor e visitante: “Design é da nossa natureza”. Isso porque o design está no DNA da Movelsul Brasil, no dia a dia da feira, no ambiente de Bento Gonçalves, na paisagem, em tudo o que circunda essa região de grandes móveis e grandes vinhos. Esse terroir que existe no polo moveleiro de Bento Gonçalves é o grande diferencial da região e personagem de destaque na campanha do evento.

A Movelsul Brasil 2018, feira de móveis para o lojista e importador, será realizada de 12 a 15 de março de 2018, de segunda a quinta-feira, no Parque de Evento de Bento Gonçalves (RS). São esperados 200 expositores dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões.

Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br ou www.facebook.com.br/movelsul.brasil.

 

Serviço:

 

Movelsul Brasil 2018

 

Feira de Móveis e complementos para o lojista e especificador

Quando: 12 a 15 de março de 2018, das 12 às 20h

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)

Entrada gratuita mediante credenciamento. Aberta apenas ao público profissional (lojistas, representantes, arquitetos, designers, decoradores, importadores, profissionais da construção civil e imprensa)

Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br e www.facebook.com/movelsul.brasil

Fontes:

Publicado em: 2017-10-31

Leia também: