O Prêmio Salão Design, maior premiação de design de produto da América Latina, entra hoje em sua fase final de julgamento, com o anúncio dos projetos aprovados pela comissão julgadora para a segunda etapa. São 58 projetos finalistas entre os 629 inscritos por Estudantes, Profissionais e Indústria/Varejo, originários do Brasil, Argentina, Cuba e Uruguai. Os jurados nessa edição são os designers brasileiros Bruno Faucz, Brunno Jahara, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e o alemão Salvatore Figliuzzi.

O diretor do Prêmio Salão Design, Eduardo Nuncio, destaca a importância do prêmio para a formação da identidade do design brasileiro, especialmente considerando que a iniciativa chega a seus 30 anos de realização em 2018. Ele conta que foi justamente a proximidade dessa data importante que motivou a organização a promover mudanças importantes no regulamento para essa edição, sendo a principal delas a substituição das tradicionais categorias pela premiação em primeiro, segundo e terceiro lugares para cada uma das modalidades – Estudante, Profissional e Indústria/Varejo. Serão concedidos, ainda, três superprêmios para os melhores produtos da edição.

Já tradicionais na premiação, permanecem sendo concedidos o troféu Professor Orientador para os melhores produtos de estudantes e também o Prêmio Madeiras Alternativas, esse último em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro e que reconhece o uso de madeiras consideradas não muito utilizadas. Nuncio pontua ainda que, além das premiações em dinheiro, o Prêmio Salão Design oportuniza a seus premiados uma vitrine sem igual para a divulgação de seus produtos. “No próximo ano, os vencedores participarão de duas mostras de produtos: em março, na feira Movelsul Brasil, e em agosto, durante a High Design Expo, que integra a programação da semana brasileira de design, em São Paulo”, reforça.

Na fase final de julgamento, os finalistas enviarão seus produtos em escala real para a cidade de Bento Gonçalves, onde está a sede do Sindmóveis, entidade promotora do Prêmio Salão Design. Isso ocorrerá em janeiro de 2018, conforme o cronograma abaixo. Com um histórico de 14.213 projetos inscritos até hoje, o Prêmio Salão Design tem patrocínio de Berneck Interprint. Para conhecer os finalistas, acesse www.salaodesign.com.br/blog!

 

>> FIQUE ATENTO AO CRONOGRAMA

 

Encerramento das inscrições: 02 de outubro de 2017, às 23h59min

Julgamento da primeira etapa: outubro de 2017

Divulgação dos finalistas: 13 de novembro de 2017

Entrega dos produtos para a etapa final: 11, 12 e 15 de janeiro de 2018

Escolha dos premiados: 22 e 23 de janeiro de 2018

Mostra e premiação: Movelsul Brasil 2018, de 12 a 15 de 2018, em Bento Gonçalves

Segunda mostra dos premiados: High Design Expo, de 28 a 30 de agosto de 2018, em São Paulo

Siga o Prêmio Salão Design nas mídias sociais: @premiosalaodesign

Fontes:

Publicado em: 2017-11-13

Leia também: