Contraponto para os dados negativos entre janeiro e setembro 

Com um faturamento de R$ 1,26 bilhões entre janeiro e setembro de 2017, o polo moveleiro de Bento Gonçalves acumula uma queda nominal de 7,35% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora negativo, o percentual é amenizado por um crescimento das exportações, que aumentaram 5,8% em dólares de janeiro a setembro. No contexto do mercado externo, os Estados Unidos, além de destacar-se como o principal mercado para os móveis brasileiros, foram responsáveis por um crescimento de 55,9% nesse período. Outros mercados que se destacam são Uruguai Argentina Paraguai Colômbia Panamá México Emirados Árabes Unidos Arábia Saudita Índia

O setor moveleiro nacional é um dos mais afetados pela crise econômica dos últimos anos. Atualmente, o nível médio de produção é mais de 30% inferior ao ano de 2013. A produção nacional enfrentou severas quedas na produção: 7,3% em 2014, 13,8% em 2015 e de 10,2% em 2016. Contudo, de janeiro a setembro de 2018, pela primeira vez em quase quatro anos, o índice de variação percentual acumulado no ano está positivo, 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O presidente do Sindmóveis, Edson Pelicioli, salienta que a expectativa é de uma recuperação mais consistente da produção a partir de 2018. “A feira Movelsul Brasil é uma das oportunidades para as indústrias em 2018, pois ela movimenta o varejo nacional e fomenta oportunidades na área internacional”, pontua.

A Movelsul Brasil 2018, feira de móveis para o lojista e importador, será realizada de 12 a 15 de março de 2018, de segunda a quinta-feira, no Parque de Evento de Bento Gonçalves (RS). São esperados 200 expositores dos segmentos de escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, móveis para jardim, eletros, copas, salas de jantar e estar, tapetes, estofados e colchões.

Para mais informações, acesse www.movelsul.com.br ou www.facebook.com.br/movelsul.brasil.

 

Fonte: Inteligência Comercial do Sindmóveis Bento Gonçalves via Sefaz/RS - BCB - MDIC/SECEX (2017)

Fontes:

Publicado em: 2017-11-15

Leia também: