A consolidação do polo moveleiro de Bento Gonçalves é estreitamente conectada à história do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). A partir dos anos 1970, sindicato e indústria cresceram lado a lado, configurando aquele que hoje é o maior polo moveleiro do país.

O embrião do Sindmóveis nasce em 1973, quando um grupo de empresários fundou a Associação Profissional de Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves. Com o desenvolvimento do setor em profusão, em 1977 a entidade recebe a denominação de Sindmóveis. Naquele momento, organizava-se a primeira Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, hoje consolidada como a Movelsul Brasil, a mais importante feira do setor na América Latina. A inauguração deste dia 23 de novembro redesenha uma parceria que começou no dia da fundação do Sindmóveis. Em 1977, a primeira sede do sindicato era dividida com o CIC/BG e outras entidades no último andar do Edifício Camerini.  

Desde o princípio de sua história, o Sindmóveis não restringiu sua atuação apenas às atividades sindicais. A entidade tem duas outras importantes frentes de atuação: comercial e política. A presidência mantém contato permanente com instituições públicas e privadas, defendendo a consolidação de uma política justa na área econômica. Oferecer um ambiente de negócios adequado ao associado também está no cerne da entidade, como pontua Alcides Pasquali Filho, presidente do Sindmóveis de 2003 a 2004, quando da compra de parte do terreno que hoje sedia o Centro Empresarial. “Esse projeto, que eu considerava como um sonho, começou durante a minha gestão e fico surpreso que tenha se concretizado nessa velocidade. Na época, participei ativamente das negociações sobre o terreno e acredito que esse será um local importantíssimo para centralizar nossa força empresarial. O futuro vai mostrar que a decisão de empreender nesse local e unindo várias entidades foi acertada”, destaca.

Comercialmente, o Sindmóveis trabalha para expandir a representatividade das empresas associadas e ampliar o desempenho do setor como um todo. Além da Movelsul Brasil, é parceira na realização da feira High Design Home & Office Expo (criada a partir da Casa Brasil e realizada anualmente em São Paulo); promove, há 30 anos, o Prêmio Salão Design e os projetos setoriais de promoção das exportações Raiz e Orchestra Brasil, com apoio da Apex-Brasil. As relações com entidades-irmãs, fortalecendo o crescimento é mútuo, é um dos pontos salientados por Henrique Tecchio, presidente do Sindmóveis de 2014 a 2016, quando do início das obras do Centro Empresarial.

Para Tecchio, certamente, o maior bem de uma entidade sempre foram e serão seus associados. “Agora, com essa nova sede que congrega as principais forças empresariais de Bento Gonçalves, poderemos otimizar muito o processo de demandas envolvendo os diferentes setores produtivos do município. A imponência da nova sede também trará mais associados às entidades. O maior benefício será o fortalecimento do associativismo, que hoje faz toda a diferença na resolução de demandas dessas forças econômicas do município”.

Fontes:

Publicado em: 2017-11-24

Leia também: